Tenente “xerifão” de Bonito flagrado agredindo mulher recebe 3ª condenação da Justiça

O 2º tenente PM André Luiz Leonel, 46 anos, que ficou famoso após viralizar um vídeo onde ele aparece espancado uma mulher de 45 anos de idade dentro do quartel em Bonito (MS) no dia 26 de setembro de 2020, recebeu a 3ª condenação na Justiça por agressões. Agora, ele pegou três meses e 18 dias por ter agredido no dia 14 de novembro de 2020, por volta das 20 horas, em Bodoquena (MS), um rapaz, sendo que esse crime também foi filmado por populares.

As outras condenações contra ele são de seis meses e seis dias de detenção por outro crime em Bodoquena, desta vez por ameaça, pois teria ameaçado comerciantes no batalhão da PM do município após confusão no estabelecimento das vítimas. No processo por agredir uma mulher no batalhão da PM em Bonito, ele foi condenado a um ano, cinco meses e dez dias. As agressões foram filmadas pelas câmeras de segurança do batalhão. No vídeo, é possível ver a vítima algemada, na frente do policial, quando ele a empurra e depois também a agride com chutes e socos.

Na última condenação, além de André Leonel, outros três PMs também foram denunciados, sendo um por participar da agressão e outros dois por não terem reportado o caso a um oficial superior. No caso dos dois últimos, a Justiça os absolveu, enquanto o 3º sargento PM Cláudio Aparecido Arruda Benevides também foi condenado. Em decisão do juiz Alexandre Antunes da Silva, da Auditoria Militar, o 2º tenente PM e o 3º sargento PM foram condenados por ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem.

André Leonel foi absolvido do crime de injúria, porém, tanto ele, quanto Cláudio Benevides terão de cumprir a pena inicialmente em regime aberto. Conforme a denúncia apresentada pelo MPE (Ministério Público Estadual), o 2º tenente PM injuriou a vítima, ofendendo a dignidade e o decoro. Conforme relato dos fatos, ocorria uma carreata em prol de uma candidata à prefeita no município e os policiais faziam ronda a pé, acompanhando o evento.

Em determinado momento, André Leonel abordou o rapaz, dizendo para que ele ficasse na calçada e ele então acatou. No entanto, quando os policiais se afastaram, ele voltou a descer para a rua. Assim, os militares retornaram e o 2º tenente PM abordou novamente o rapaz. Ele começou a xingar a vítima, que se afastou e subiu a calçada.

Mesmo assim, o militar ainda ordenou que os outros PMs o algemassem. Ele foi derrubado na rua, tendo os policiais agido com excesso. O 3º sargento PM ainda chegou a pisar no rosto do rapaz e André Leonel chutou a barriga para depois algemar. O rapaz foi levado para a viatura e foi feito boletim de ocorrência contra ele. Com informações do site Midiamax