Procurado por triplo homicídio, Cupertino é preso após 3 anos de fuga por MS, PR, Paraguai e Bolívia

Responsável pelos assassinatos a tiros do ator Rafael Miguel e dos pais dele, João Alcisio Miguel e Miriam Selma Miguel, no dia 9 de junho de 2019 na zona sul de São Paulo (SP), Paulo Cupertino Matias foi finalmente preso nesta segunda-feira (16) na capital paulista.

Ele foi preso por policiais civis da 6ª Seccional da Polícia Civil de São Paulo e depois foi encaminhado para o 98º Distrito Policial, no Jardim Miriam, Zona Sul de São Paulo. Nos três anos de fuga, ele passou por Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraguai e até a Bolívia, retornando para a cidade de São Paulo, onde acabou preso.

No Estado, Paulo Cupertino chegou a passar pela biometria e tirar em Ponta Porã (MS) um novo título de eleitor com o nome falso Manoel Machado da Silva. O assassino também passou por Eldorado (MS), onde estava em um sítio, mas, ao saber que foi encontrado pela Polícia e teve a identidade revelada, novamente conseguiu fugir, desta vez para o Paraguai.

Com rastro de documentos ligados a Mato Grosso do Sul, como certidão informando nascimento em Rio Brilhante (MS), e CPF (Cadastro de Pessoa Física) expedido em Ponta Porã, Cupertino morou em Eldorado por cerca de oito meses. Na cidade, foi levado ao local por Alfonso Helfenstein, preso em 2008 com 300 quilos de maconha. Lá, foi apresentado como Manoel Machado da Silva, o novo ajudante da propriedade.

Para despistar, Alfonso Helfenstein disse aos funcionários que o novato havia se separado e que estava sofrendo. Por isso, pediu para que ninguém o questionasse sobre detalhes da vida pessoal. Pessoas que tiveram contato com “Manoel” afirmam que ele era “um cara do bem” e distante de qualquer suspeita. Pouco comunicativo, trabalhava como caseiro e recebia R$ 800 para cuidar do gado e ajudar a manter o funcionamento do local.

Para complementar a renda, fazia sanduíches que vendia a agricultores da região. Nas idas até a o centro da cidade, quando ia ao posto de saúde e barbearia, por exemplo, o foragido não deixava de usar máscara sobre o rosto para reduzir ainda mais as chances de ser reconhecido. Enquanto esteve na propriedade rural, Paulo Cupertino comemorou Natal, Ano Novo e levava vida pacata. Para afastar as chances de ser identificado, apagou a tatuagem com a palavra “marginal”, que tinha em um dos braços. Sobre a escrita, tatuou o desenho de uma carreta.

O crime

 Paulo Cupertino é réu foragido da Justiça pelo assassinato de Rafael Miguel, de 22 anos, e dos pais do ator, João Alcisio Miguel, de 52 anos, e a mãe Miriam Selma Miguel, 50 anos, no dia 9 de junho de 2019. Ele é acusado de triplo homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas. Câmeras de segurança gravaram o momento que ele atirou 13 vezes nas vítimas e fugiu.

Rafael era conhecido na mídia por ter interpretado o personagem Paçoca na novela “Chiquititas”, do SBT, e trabalhado em um famoso comercial em que uma criança pede brócolis à mãe. Ele também atuou em novelas da Globo, como “Pé na Jaca”, “Cama de Gato” e o especial de fim de ano “O Natal do menino imperador”.

O homicida matou o rapaz e os pais dele por não concordar com o namora da filha com o ator. Desde que fugiu, Paulo Cupertino se tornou um dos criminosos mais procurados do Estado de São Paulo. O nome dele, fotos e dados pessoais também estão na lista de procurados da Polícia Civil paulista.