MS caminha para tratar Covid-19 como endemia graças ao avanço da vacinação

Mato Grosso do Sul atingiu mais de 90% da meta vacinável e caminha para tratar a Covid-19 como uma doença endêmica, algo que inclusive já é discutido em outros Estados e países do exterior. Atualmente, o novo coronavírus é considerado uma pandemia, quando a doença é encontrada em mais de um continente, com transmissão comunitária.

 

Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), com a meta atingida e especialistas apontando que doença deixará de ser pandêmica para endêmica, assim como é a influenza e outras doenças virais, a Covid-19 vai estar dentro do calendário de vacinas, como algo regular.

 

A demanda decresceu substancialmente, não só no Estado, mas, em todo o Brasil, porém, o momento ainda é precoce para discutir a retirada de medidas restritivas, como a máscara e outras medidas de biossegurança. A SES destaca que foi feito todo o processo para não faltar leitos e para que as pessoas tenham acesso à internação, possibilitando o controle sobre a doença.

 

Em razão disso, na próxima semana, serão desativados os drive-thrus de vacinação em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Já foram mais de 5 milhões de doses aplicadas em Mato Grosso do Sul e o percentual de vacinados passa de 80%.