Mato Grosso do Sul não registra mortes por Covid-19 pela 1ª vez neste ano

O boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) ontem (13) não registrou, pela primeira vez neste ano, casos de morte por Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Desde janeiro, o boletim epidemiológico sempre trouxe mortes pela doença no Estado.

Importante ressaltar que, no início do ano, até 10 de janeiro, os boletins eram divulgados a cada dois dias. Com a chegada da variante Ômicron, os óbitos tiveram alta a partir de 24 de janeiro, quando, pela primeira vez em 2022, passaram da casa dos 10, com 11 mortes.

Em fevereiro teve novo pico, com aumento considerável de casos, internações e mortes, mas os índices começaram a registrar queda já no fim do mês passado. O avanço da vacinação é apontado pela SES como um dos principais fatores que contribui para a desaceleração da pandemia, queda de casos, internações graves e óbitos.

Conforme os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram confirmados 313 casos de um dia para o outro. A média móvel de casos confirmados dos últimos sete dias é de 999,4 por dia. Com relação ao número de pessoas internadas por Covid-19, há 118 pessoas em unidades públicas e privadas do Estado.

São 48 pacientes em leitos clínicos e 70 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A taxa de ocupação de leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de 78% na macrorregião de Campo Grande, 69% em Dourados, 32% na macro de Três Lagoas e 53% em Corumbá.

Há ainda 4.568 em isolamento domiciliar, assintomáticas ou com sintomas leves. O recorde de internados em Mato Grosso do Sul ocorreu em 8 de junho de 2021, quando 1.339 pessoas encontravam-se hospitalizadas. Desde o início da pandemia, o Estado soma 514.756 casos confirmados e 10.440 mortes por Covid-19.