Maior narcotraficante do Paraguai, brasileiro foge da polícia um minuto antes da polícia chegar

Um dos alvos de operação da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai), o narcotraficante brasileiro Lindomar Reges Furtado conseguiu fugir um minuto antes dos agentes chegarem ao condomínio de luxo em que mora, o Paraná Country Club, em Hernandarias (PY). De acordo com as autoridades de segurança do Paraguai, atualmente, ele é considerado o “maior narcotraficante” do país vizinho.

Durante a fuga, Lindomar Furtado foi acompanhado pela esposa Gladys Aparecida Duarte e usou uma caminhonete Toyota Hilux. As autoridades não descartam que ele ainda esteja no condomínio, considerando que as imagens do circuito de segurança não mostram o momento em que ele saiu com o veículo.

Outra hipótese é a de que ele pode ter fugido pelo Rio Paraná ou por uma área de mata fechada que circunda o condomínio de luxo. A Senad informou que as equipes só foram liberadas três minutos depois da chegada ao condomínio e, ao entrarem, tiveram a passagem obstruída por uma BMW. Então, eles tiveram que vistoriar a caminhonete, pois o brasileiro poderia estar dentro, o que atrasou a chegada à casa dele.

Desde 2021, o juiz Carlos Vera Ruíz, de Cidade Del Leste, já tinha concedido habeas corpus preventivo a Lindomar Furtado. A casa dele foi revistada por agentes da Senad, porém, cerca de 20 guardas os impediram de entrar de fato na residência, o que resultou na prisão de todos. A justificativa para obter o habeas corpus, segundo informações policiais, é de que ele era vítima de extorsão por parte da Polícia, no entanto, já estava sob investigação há dois anos.

Há dois anos, a Polícia Federal do Brasil iniciou investigação, com a ajuda da DEA dos Estados Unidos e colaboração das forças de segurança francesas, Marrocos, Bélgica e Espanha, já que os tentáculos da rede comandada por Lindomar Furtado chegavam a esses países com grandes cargas de cocaína que saíam da Bolívia e do Peru. Ele tem 67 processos abertos no Brasil ligados ao tráfico de drogas.