Lesa Pátria: ex-presidente da Aprosoja é investigado por financiar vandalismo de 8 de janeiro em Brasília

Ex-presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), o produtor rural Christiano Bortolotto, de Amambai (MS), foi um dos alvos da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal contra financiadores dos atos de vandalismo no dia 8 de janeiro de 2023 contra prédios públicos da Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).

Segundo o site Campo Grande News, ele foi alvo de mandado de busca e apreensão, sendo que viaturas da PF também foram vistas em frente a um escritório em Santa Rita do Pardo (MS) que pertence a um ex-presidente do Sindicato Rural da cidade.

Além de Mato Grosso do Sul, estavam na mira da operação: Rio Grande do Norte (1), Santa Catarina (1), Pará (4), São Paulo (1), Minas Gerais (3), Espírito Santo (4) e Tocantins (1). As ações foram autorizadas pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A Operação Lesa Pátria tem caráter permanente, com objetivo de identificar pessoas que fomentaram, financiaram e promoveram os fatos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF foram invadidos por manifestantes que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos das instituições.