Juiz manda prender policial federal para que cumpra pena por munições estrangeiras

O juiz Roberto Ferreira Filho, da 1ª Vara Criminal de Campo Grande, determinou a prisão do policial federal Everaldo Monteiro de Assis, mais conhecido como “Jabá”, para iniciar o cumprimento da sentença por porte ilegal de munições estrangeiros. Alvo da primeira fase da “Operação Omertá”, deflagrada em 27 de setembro de 2019, ele teve a pena elevada pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para um ano de detenção e um ano de reclusão em regime aberto.

Segundo o site O Jacaré, inicialmente, Jabá foi condenado apenas por posse das munições a um ano de detenção no regime aberto, que acabou sendo convertido na prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período. No entanto, o MPE (Ministério Público Estadual) recorreu da sentença e conseguiu elevar a punição. De acordo com o Garras, ele tinha munições de diversos países, como .38 e 9 mm da Coréia do Sul; 9mm da marca Lurger, .45 Federal e .22 Long Rifle dos Estados Unidos; .38 do México e 12 GA da Itália.

Jabá é acusado de dar cobertura para os grupos de extermínio chefiados por Jamil Name, Jamil Name Filho, Fahd Jamil e Flávio Corrêa Jamil Georges, o Flavinho. Ele usava a estrutura da PF para dar apoio logístico às organizações criminosas. Considerada a mais temível das turmas do TJMS, a 2ª Câmara Criminal acatou pedido do MPE e reformou a sentença de primeira instância. Everaldo vai ser obrigado a cumprir a pena de detenção e reclusão no aberto.