Fiocruz alerta que Capital está com 99% dos leitos de UTI ocupados por pessoas com Covid

Nota técnica divulgada pela Fiocruz alerta que Campo Grande (MS) está entre as capitais em situação crítica de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid-19. De acordo com a nota, 99% dos leitos da cidade estão ocupados e, além do município, Mato Grosso do Sul também está entre os nove Estados com maiores índices – 92%.

 

Com a mesma taxa, Campo Grande e Brasília (DF) ocupam o 1º lugar entre as 15 capitais na zona de alerta, enquanto o Estado aparece em 2º e perde apenas para o Distrito Federal, que tem 99% dos leitos ocupados com pacientes com Covid-19.

 

Ainda conforme a nota, chama a atenção a persistência das taxas de ocupação em níveis críticos nos Estados e capitais do Centro-Oeste, Nordeste e Espírito Santo. O espalhamento da variante Ômicron também preocupa e pode ser causa da elevação dos índices, mesmo com a probabilidade baixa da ocorrência de casos graves.

 

“Os pesquisadores alertam para a necessidade de avançar com a vacinação, principalmente entre crianças de 5 a 11 anos, exigir o passaporte vacinal como política de estímulo à vacinação e endurecer a obrigatoriedade de máscaras em locais públicos, como forma de controle da Covid-19”, afirma o documento.

 

Vai vendo!!!