Estado anuncia para dia 15 início de vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) anunciou para o dia 15 de janeiro o início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19. Porém, a data ainda depende de não ter qualquer tipo de imprevistos no cronograma.

Afinal, a aplicação das doses está ligada à chegada dos imunizantes, que serão enviados pelo Ministério da Saúde ao Estado no dia 13 de janeiro e encaminhados às cidades sul-mato-grossenses no dia seguinte, ou seja, dia 14 de janeiro, permitindo a vacinação no dia 15 de janeiro.

As doses chegarão ao Brasil provavelmente no dia 13 de janeiro de 2022 e, caso a logística não tenha atrasos, as doses chegarão aos Estados no dia 14 de janeiro e Mato Grosso do Sul estará em condições de iniciar a vacinação, imediatamente as crianças. Há cerca de 301 mil crianças nesta faixa etária no Estado e, dessas, 13,2 mil são indígenas, um dos grupos que deverão ser priorizados.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso de tais imunizantes desde meados de dezembro. Atualmente, somente indivíduos acima de 12 anos podem se vacinar contra o coronavírus. As novas doses infantis – para cinco a 11 anos -, terão dosagem diferente das demais.