Operação Tromper! Vereador acaba no “xilindró” acusado de fraudes milionárias. Vai vendo!

O vereador Claudinho Serra (PSDB), de Campo Grande, foi preso na 3ª fase da Operação Tromper por suspeita de participar do esquema de corrupção.

O parlamentar é ex-secretário municipal de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica de Sidrolândia e genro da prefeita Vanda Camilo (PP).

Ele foi um dos oito alvos de prisão da operação, comandada pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) com apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e da Polícia Militar, que apura corrupção na prefeitura de Sidrolândia.

Ao todo foram cumpridos também 28 mandados de busca e apreensão por suspeita de corrupção em contratos de asfalto, segundo divulgou o MPE (Ministério Público Estadual).

A investigação, tocada pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Sidrolândia, ratificou a efetiva existência de uma organização criminosa voltada a fraudes em licitações e contratos administrativos com a Prefeitura Municipal de Sidrolândia, bem como o pagamento de propina a agentes públicos municipais.

Também foi identificada nova ramificação da organização criminosa, atuante no ramo de engenharia e pavimentação asfáltica. Os contratos já identificados e objetos da investigação alcançam o montante aproximado de R$ 15 milhões.

A operação contou com o apoio operacional do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), do Batalhão de Choque e da Força Tática da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, além da assessoria militar do MPMS.

Operação Tromper

Nas duas primeiras fases da Operação Tromper, os agentes investigaram corrupção na prefeitura de Sidrolândia.

Durante as investigações, foi descoberto, segundo o Gecoc, conluio entre empresas que participaram de licitações e firmaram contratos com a Prefeitura de Sidrolândia, que somados chegam a valores milionários.

Ainda segundo as apurações, também foi investigada a existência de uma organização criminosa voltada a fraudes em licitações e desvio de dinheiro público, bem como o pagamento de propina a agentes públicos, inclusive em troca do compartilhamento de informações privilegiadas da administração pública.

O presidente da Câmara de Campo Grande, Carlão (PSB), disse à reportagem que soube da operação e ainda não sabe o conteúdo da ação do Gecoc.

Claudinho assumiu primeiramente o cargo de vereador em maio de 2023 com a saída de João Rocha para secretaria municipal de Campo Grande.

Com a volta de Rocha para a Câmara, Claudinho assumiu em 7 de março deste ano a cadeira de Ademir Santana (PSDB), que deixou o cargo para atuar em campanha eleitoral do PSDB.