Show do Cupido de cueca entra na mira do TCE, que vai averiguar se houve uso de verba pública  

O Show do Cupido, mas poderia ser chamado de show de horrores, ainda está dando pano para a manga em Mato Grosso do Sul. Além das investigações da Polícia Civil e do inquérito civil do MPE (Ministério Público Estadual), o espetáculo também entrou na mira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS).

 

Considerado de conteúdo impróprio para crianças, mas com a plateia formada em grande parte por este público, o show causou polêmica ao ser apresentado no último domingo (12), em Amambai (MS). Na quarta-feira, durante sessão do Pleno do TCE-MS, os conselheiros aprovaram proposição de averiguação prévia, em razão da possibilidade de utilização de verba pública na realização do espetáculo.

 

A averiguação foi proposta devido à possibilidade de a prefeitura de Amambai ter financiado o evento, tendo em vista que, no panfleto de divulgação do espetáculo, consta o apoio da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (Sedesc). Além disso, a apresentação foi divulgada em escolas municipais.

 

Segundo o TCE-MS, como se trata de órgão de controle, será feita averiguação dos fatos e, caso seja comprovada alguma irregularidade, será feita a punição dos responsáveis pela aplicação de verba pública em programas inadequados.

 

O órgão explica que possui competência para atuação prévia, buscando ação antecipada da fiscalização dos atos administrativos com objetivo de evitar a má utilização do direito público. O TCE esclarece ainda que a averiguação oportuniza o direito ao contraditório e a ampla defesa.

 

Entenda o caso

 

O espetáculo “Show do Cupido” foi apresentado por um circo na cidade de Amambai, no último domingo (12) e, além de denúncias, gerou grande repercussão. O motivo é que, durante a apresentação, homens vestidos apenas de cueca, com a estampa de um coração na frente, fazem danças sensuais, enquanto o público é formado por uma grande parcela de crianças.

 

Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver os “cupidos” seminus dançando, com um artefato de figurino em formato de arco e flecha e até sentando no colo de uma pessoa na plateia, que, desconfortável, afasta o personagem. Em determinado momento, há uma encenação de strip-tease no palco, seguida do palhaço fazendo dança sensual para um homem que está sentado em uma cadeira.

 

Há momentos em que o homem se levanta e o palhaço o abraça e passa as mãos pelo corpo do rapaz. No mesmo vídeo, é possível ver que a plateia é majoritariamente de crianças. Conforme o Ministério Público, vários espectadores do evento, formado em sua maioria por crianças e adolescentes, relataram intenso desconforto com o conteúdo da apresentação, alegando que este seria impróprio para o público presente.

 

O próprio cartaz de divulgação do show traz personagens infantis, o que induz a crer que a atração é própria para todas as idades, tendo sido feita, inclusive, divulgação nas escolas da cidade.