Sem noção! MPE investiga prefeita por nomear genro para comandar Secretaria de Fazenda

Como já diz o ditado: nada é tão ruim que não pode piorar. A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP), quem o diga, afinal, além dos inúmeros problemas que já está enfrentando à frente do cargo, agora terá mais um pepino para descascar.

Segundo o site O Jacaré, o MPE (Ministério Público Estadual) abriu inquérito para investigar a prática de nepotismo pela prefeita, que nomeou o genro, Cláudio Serra Filho, com salário de R$ 12 mil, para comandar a Secretaria Municipal de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica.

A prática é vedada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e até pela nova Lei de Improbidade Administrativa. Por meio da assessoria, Vanda Camilo negou qualquer irregularidade na nomeação do marido da filha, Mariana, para comandar a supersecretaria desde o fim do ano passado e garante que a escolha segue critérios de análise de currículo.

Essa não é a primeira vez que a prefeita recorre ao nepotismo para preencher os cargos de confiança na Prefeitura Municipal de Sidrolândia. Logo após assumir o comando do município em janeiro de 2021, ela nomeou três familiares para cargos no município.

No entanto, como ainda iria disputar uma eleição, Vanda recuou e anulou a nomeação. A sobrinha da prefeita, Ana Cristina de Souza Camilo, iria ocupar o cargo comissionado de assessora especial de apoio administrativo.

Ione Almeida de Azevedo, cunhada da prefeita, havia sido nomeada chefe de Divisão de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual e o sobrinho Felipe Azevedo Diniz iria ocupar cargo em comissão de coordenador executivo de Órgãos Colegiados.

Como acabou sendo confirmado no cargo até 2023, Vanda acabou nomeando o genro. Claudinho Serra deixou o cargo de presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), na gestão de Marquinhos Trad (PSD), para ir trabalhar com a sogra em Sidrolândia. Ele também foi assessor da Secretaria de Governo na gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB).

Conforme a promotora de Justiça Bianka Machado Arruda Mendes, a nomeação do genro faz parte da lista de parentes que não podem ser nomeados para cargos sem concurso público definidos pela Lei 14.230, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em outubro do ano passado, que afrouxou algumas regras de combate à improbidade administrativa.

Vai vendo!!!