Secretaria Estadual de Saúde investiga 5 casos suspeitos para varíola dos macacos em MS

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou ontem (25) que Mato Grosso do Sul tem cinco casos suspeitos de varíola dos macacos ou Monkeypox e, desses, três são investigados em Campo Grande, onde dois dos pacientes estão em isolamento domiciliar e um encontra-se internado.

Além disso, o 4º caso foi registrado no município de São Gabriel do Oeste, onde o paciente foi internado e aguarda resultado de exames laboratoriais, enquanto o 5º é de um homem residente no Estado, mas que se encontra no Rio de Janeiro onde relatou contato com pessoa desconhecida e dias depois, apresentou erupções cutâneas pelo corpo.

Segundo a SES, desde o anúncio da doença no País, Mato Grosso do Sul notificou nove casos suspeitos, sendo três casos descartados, cinco se encontram em investigação e um já foi confirmado. O Ministério da Saúde pontuou que a doença se tornou prioridade da pasta e que, no momento, já existe um monitoramento constante da epidemia para orientar as ações

de vigilância em esfera nacional.

No Brasil, já foram confirmados 696 casos, sendo 506 no estado de São Paulo, 102 no Rio de Janeiro e 33 em Minas Gerais. O Distrito Federal, além de estados do Sul e Nordeste também registram casos confirmados da doença. Mesmo com a possibilidade da vacinação, ela não é recomendada para a aplicação em massa em países não endêmicos, o que significa que, no Brasil, a imunização deverá ocorrer em profissionais da saúde e quem teve contato com casos suspeitos.