PM faz mapeamento tecnológico da Capital para coibir criminalidade nas festas de fim de ano

Como parte da “Operação Boas Festas”, que começou há mais de dez dias em Campo Grande, a Polícia Militar fez um mapeamento tecnológico da cidade para combater a criminalidade neste fim de ano. O Batalhão de Operações Virtual está levantando as demandas do centro da Capital e também dos demais corredores comerciais, bancários e gastronômicos existentes nos bairros.

Segundo o jornal O Estado MS, em tempo real, do Centro é possível acompanhar o deslocamento das viaturas, com o emprego da geoanálise. O Comando da PM está utilizando também outros recursos tecnológicos oferecidos pela Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública). Com esse método, apenas nos primeiros 10 dias de operação houve a redução de 26,25% nos crimes de furto em Campo Grande, comparado com o mesmo período do ano passado.

As equipes que são designadas para a “Operação Boas Festas” se dedicam exclusivamente ao operativo, priorizando a prevenção de todo tipo de crimes, principalmente o furto, que tende a aumentar nessa época do ano com mais fluxo de caixa devido às comemorações de fim de ano e ao pagamento do 13º salário. Outra diferença observada pela população é que, diferente de anos anteriores, quando os agentes permaneceram fazendo rondas e caminhando pelas principais vias, neste ano estão sendo utilizadas diariamente em média de 15 a 20 veículos para patrulhas.

Os chamados PBs (Pontos Primários) oferecem uma resposta mais rápida, já que os veículos são colocados em locais estratégicos por um período de tempo para impedir a ação de criminosos ou para auxiliar as vítimas de roubo. A grande preocupação está sendo com os crimes de furto, que tendem a aumentar neste período do ano, e, com isso, a PM tem voltado as atenções para as áreas comerciais.