MPE instaura inquérito para apurar show de “cupido de cueca” em apresentação de circo

O MPE (Ministério Público Estadual) instaurou inquérito civil para identificar possíveis irregularidades na divulgação e realização do evento ‘Show do Cupido’, realizado em 12 de março, por um circo que estava em Amambai (MS). Após o show, vídeos foram divulgados nas redes sociais e também nos sites de notícias.

 

Assim, vários espectadores relataram desconforto com o conteúdo da apresentação. Isso porque a maioria eram crianças e adolescentes e o ‘show’ seria impróprio para as idades.

 

Preliminarmente, a Promotoria de Justiça constatou que os produtores do evento classificam nas redes sociais a apresentação como recomendável para maiores de 16 anos. Apesar disso, há indícios de que a informação foi omitida nos meios de divulgação.

 

Ainda conforme o promotor de Justiça Thiago Barbosa da Silva, é prematuro falar em cometimento de crimes específicos. A Polícia Civil de Amambai investiga o caso, mas não divulgar a classificação de idade pode configurar infração administrativa do Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Isso pode acarretar em multa aos responsáveis e até proibição da realização de novos eventos. Da mesma forma, é feita investigação pela promotoria, para esclarecer se o evento foi financiado pela Prefeitura de Amambai.

 

Segundo a delegada de Polícia Civil Alana Lima, no dia da apresentação o delegado plantonista foi acionado após denúncias das mães. No dia seguinte, outros responsáveis das crianças procuraram a delegacia para fazer a denúncia.

 

Agora, o circo deve ser investigado por ato obsceno e importunação sexual. Ainda conforme a delegada, o que motivou as denúncias foi a apresentação de um palhaço, que estava fantasiado de cupido.

 

Na apresentação, ele vestia apenas uma cueca, com um coração vermelho sobre as partes íntimas. Imagens gravadas por espectadores revelam que o homem interage com a plateia, cheia de crianças, e tenta até sentar no colo de um homem, que o empurra.

 

Ainda nas redes sociais, moradores da cidade que assistiram ao espetáculo falaram sobre a revolta causada pela apresentação. “Uma pouca vergonha. Disseram que era um espetáculo de circo e no fim foi uma encenação de pornografia”, disse uma mulher.

 

Depois da repercussão que tomou conta das redes sociais na noite desta segunda-feira (13), a prefeitura de Amambai publicou nas redes sociais uma espécie de comunicado justificando que a apresentação foi vendida ao município como um “novo conceito de circo”.

 

A prefeitura publicou um áudio que o município diz ser do coordenador do espetáculo, intitulado de Show do Cupido. A gravação teria sido feita pelo representante do circo para uma secretária da prefeitura, que apoiou a realização do evento.

 

O representante define o espetáculo como “conceito contemporâneo, uma megaprodução, o que seria um novo conceito de circo”. Confira aqui a nota divulgada pela prefeitura. Diante da repercussão, a apresentação do mesmo show que aconteceria nesta segunda (13) em Ivinhema foi cancelada. Com informações do site Midiamax