Mas não é possível! Pesquisa revela que MS tem a pior internet banda larga do Centro-Oeste

Pesquisa realizada pela MelhorPlano.net, com base no comparativo de planos e operadoras, apontou que Mato Grosso do Sul tem a pior internet banda larga da Região Centro-Oeste.

O levantamento analisou a velocidade da internet entre todos os estados brasileiros em 2023 a partir da avaliação de desempenho em download, upload e ping.

Entre os 4 estados do Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul ficou na última posição com média de velocidade de download de 144,57 Mbps. No cenário nacional, a média de velocidade brasileira foi de 173 Mbps, 16,47% maior que a velocidade de Mato Grosso do Sul.

No comparativo entre os 26 estados mais o Distrito Federal, Mato Grosso do Sul ficou na 17ª posição. Entre as capitais, o resultado também não foi positivo para o Estado.

Em 2023, Campo Grande teve a segunda pior performance de internet banda larga entre as metrópoles do Centro-Oeste. A velocidade média da Capital foi de 169,95 Mbps, enquanto a primeira colocada Goiânia obteve conexão média de 225,60 Mbps. Na sequência, esteve Cuiabá, com 178,58 Mbps e Brasília na última posição, com 164,12 Mbps.

Pela segunda vez consecutiva, a premiação apontou a DigitalNet como a melhor internet de Mato Grosso do Sul. Já na categoria Melhor Internet Móvel ficou, de forma inédita, com a TIM.

Apesar dos índices de velocidade inferiores em comparação às demais localidades do Centro-Oeste, as médias de velocidade registradas no Estado e em Campo Grande são consideradas de boa qualidade para navegar online, assistir a vídeos de alta qualidade e jogar partidas online.

A melhor velocidade de upload ficou com a Ligue, enquanto a Claro e Digitalnet neste quesito, ficaram abaixo da média estadual. A velocidades de upload costuma ser bem menor que a velocidade de download, inclusive por contrato, porém apenas 5 Mbps de upload já são suficientes para se transmitir vídeos em alta definição.

Em relação ao Ping do Estado, a Digitalnet obteve o melhor desempenho entre as operadoras. Pings de 100 ms e abaixo são considerados mundialmente como médias para a maioria das conexões de internet banda larga. Quanto mais baixa a velocidade do ping, melhor a experiência para quem joga on-line.