E o Bernal? Ex-prefeito teve pedido negado pela Justiça e fica de fora das eleições deste ano

Até que o ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), tentou recuperar os direitos políticos suspensos após condenação por corrupção quando estava à frente do cargo, mas o juiz Alexandre Corrêa negou o recurso, mantendo a punição. Dessa forma, ele vai mesmo ficar de fora dessas eleições deste ano, quando tentaria disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Bernal pediu que a decisão fosse analisada com urgência tendo em vista que acabava nesta sexta-feira (5) o prazo para que os partidos realizassem convenções partidárias, sendo que a do PP foi realizada na manhã de ontem. Ele, inclusive, esteve no evento mesmo sem saber se conseguiria ou não aval judicial.

O magistrado, no entanto, destacou que o caso não pode ser solucionado “em sede de tutela de urgência, havendo que se formar um juízo mais seguro acerca do tema, eventualmente com o resultado do julgamento em andamento no STF e seus reflexos”, disse referindo-se ao argumento usado no pedido do progressista sobre pauta que ainda será discutida pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

No mês passado, o ex-prefeito foi condenado a pagar multa de R$ 1 milhão e teve seus direitos políticos cassados por cinco anos. A condenação ocorreu na ação oriunda da Operação Urutau que desmantelou esquema de desvio de verba feito por contratações irregulares feitas pela Prefeitura junto à Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária e Omep (Organização Mundial Para Educação Pré-Escolar) em 2016.