Vereador novato é obrigado pelo Tribunal de Justiça a excluir vídeo com ofensas ao governador

O vereador e aprendiz de feiticeiro Tiago Vargas (PSD), que é discípulo do deputado federal Loester Trutis (PSL/MS), mais conhecido como “Tio Trutis”, finalmente recebeu uma punição para lá de merecida. O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) decidiu obrigá-lo a retirar das redes sociais um vídeo com xingamentos contra o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Na gravação, o parlamentar, além de desrespeitar o cargo de governador e o próprio mandato como vereador de Campo Grande, usou palavras ofensivas para criticar uma blitz de trânsito da Polícia Militar no período da manhã. A decisão, tornada pública na noite de ontem (16), é de caráter liminar.

O vereador teve vitória na avaliação do juiz de primeira instância, que negou pedido da defesa de Reinaldo Azambuja em excluir a gravação. Tiago Vargas disse que foi informado pelos advogados da decisão e que vai aguardar o acórdão com os detalhes dos votos dos magistrados. Ele observou que o desembargador-relator da ação negou o pedido do governador e os outros dois magistrados foram a favor.

A questão central do processo é se Tiago Vargas está protegido pela imunidade parlamentar, que lhe isenta de responsabilização por opiniões, palavras e votos proferidos, em razão de ser vereador. O mérito da ação, movida pelo governador, não foi julgado e, assim que esgotarem os recursos no TJMS, seguirá os trâmites normais na primeira instância, que corre na 3ª Vara Criminal de Campo Grande.

Em 2 de julho deste ano, Tiago Vargas presenciou uma blitz da Polícia Militar, por volta das 9h43. O parlamentar gravou o vídeo, na frente de um furgão da Polícia de Trânsito, para denunciar a imoralidade. Ele achou absurdo o governador ‘’botar’’ a PM para ‘’prejudicar’’ o trabalhador e que, na condição de ex-policial, sabe que ‘’vagabundo’’ só trafega de noite.

No vídeo, o vereador disparou contra o governador: “você não tem vergonha na cara… Você é um dos maiores corruptos de Mato Grosso do Sul, você deveria estar preso, entendeu… blitz que prejudica nosso trabalhador… um dos piores bandidos do estado é você, você deveria estar preso, seu corrupto, seu canalha, e não mandando a nossa polícia fazer blitz aqui na cidade de Campo Grande às nove horas da manhã’’.