Vacinação faz com que mortes por Covid-19 tenham queda de 80% em 60 dias no Estado

As mortes por Covid-19 em Mato Grosso do Sul apresentaram queda de 80% nos últimos 60 dias devido ao avanço da vacinação. Levantamento publicado pelo jornal Correio do Estado, com base em dados da Secretaria Estadual de Saúde, aponta que, no período citado, a média de mortes pela doença despencou de 23 no mês de julho para 5 no mês de setembro.

Para o médico infectologista Julio Croda, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o avanço da campanha de imunização ajuda a explicar o fenômeno. De acordo com a nova estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Estado já vacinou contra Covid-19, com as duas doses do imunizante ou dose única, 50% dos habitantes, enquanto com uma dose esse percentual sobe para 60%.

Além disso, apenas 56 pessoas estão internadas nas UTIs (Unidades de Tratamento Intensivos) com Covid-19 no Hospital Regional, sendo o menor número deste ano e só não é inferior ao de 2020 no início da pandemia. Em Campo Grande, 70% da população já foi vacinada com a 1ª dose, enquanto 60% estão totalmente imunizados.