Uma vida de cão! Clínica veterinária acaba autuada por vender produtos vencidos há 9 anos

A equipe de fiscalização do Procon, em parceria com o CRMV/MS (Conselho Estadual de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul), autuou, ontem (05), a Clínica Veterinária Vida de Cão, localizada na Rua Francisco dos Anjos, no Bairro Universitário, em Campo Grande (MS), por apresentar inúmeras irregularidades, que foram denunciadas pelos consumidores.

Segundo o Procon, o fato mais grave foi o uso de medicamentos, equipamentos e produtos em intervenções cirúrgicas em pequenos animais com o prazo de validade vencida. Foram encontrados produtos com o prazo de validade expirado desde 2012, como é o caso de fios para sutura de diversos tipos e marcas.

Também foram encontrados medicamentos sem quaisquer especificações, principalmente de origem ou data de fabricação. No local existia, ainda, a prática de publicidade enganosa, o que poderia induzir o consumidor a erro quando da necessidade de aquisição de produtos diversos para aplicação em animais de sua propriedade.

Em se falando de irregularidade, flagrou-se casos em que animais que deveriam ser encaminhados à clínica eram recebidos em residência próxima, por pessoa que, sem qualquer habilitação para tal, fazia prescrição de medicamentos e dava orientação aos proprietários de animais.

O Procon ressalta que se trata de servidora pública, lotada na Subsecretaria de Políticas para a Juventude, prestando serviços em horário que deveria ser de expediente. Entre os produtos irregulares e que foram danificados e descartados pela fiscalização o destaque vai para 256 embalagens de fios para sutura de fabricação a apresentação diversas, entre eles, vários com validade expirada desde 2012.

Além disso, tinha o medicamento Ivergard, por exemplo, vencido desde 2013 e agulhas cirúrgicas com vencimento em 2014. Seringas e outros instrumentos para anestesia, no total de 62, além de vencidas, vários estavam expostos sobre a mesa de cirurgia, onde, segundo os próprios funcionários da clínica.  poderiam ser realizadas mais de uma intervenção simultânea. Também, entre os vencidos, foi encontrado oxigênio medicinal, gel anti-inflamatório e soro fisiológico.

Em relação à publicidade enganosa, consta a prescrição de um composto veterinário que poderia ser utilizado no combate à leishmaniose e que, na realidade, não possui eficácia. Para tal tratamento, apenas o Milteforan é indicado sendo reconhecido pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Devido às irregularidades, os responsáveis foram autuados e terão prazo para apresentarem defesa, devendo o Procon arbitrar multa independentemente do que for decidido pelo CRMV.

Vai vendo!!!