Toma que é teu! Paraguai extradita para o Brasil o maior fornecedor de armas do Comando Vermelho

O Tribunal de Apelações do Paraguai especializado em delitos econômicos e crime organizado confirmou a extradição para o Brasil do criminoso Pedro César Prieto Galeano, 44 anos, que é apontado como o responsável pelo tráfico de armas para a facção criminosa brasileira Comando Vermelho (CV). Ele é primo do intendente de Ciudad del Este, Miguel Prieto Vallejos, e tinha um cargo como funcionário público na cidade fronteiriça.

O cargo na Intendência de Ciudad del Este seria para camuflar sua verdadeira atividade, que era receber as armas compradas pelo Comando Vermelho e despachá-las para o Rio de Janeiro, no Brasil, em veículos com fundos falsos, recebendo pelo tráfico US$ 10 mil. Pedro Galeano foi preso no dia 2 de dezembro do ano passado após solicitação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), do Rio de Janeiro.

O tráfico de armas realizado pelo criminoso foi descoberto pelas autoridades brasileiras no dia 4 de julho de 2019 no quilômetro 227 da Rodovia Presidente Dutra, no município de Piarí, no Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, foi preso Douglas Gunter Oliveira, que estava traficando um fuzil desmontado, carregadores e uma mira óptica enviados por Pedro Galeano para o Comando Vermelho.