Terra sem Lei! Pelo 3º dia seguido pistoleiros matam na fronteira e agora vítima é um adolescente

Pelo 3º dia consecutivo, pistoleiros matam na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira (28), a vítima é o adolescente Derlis Alonso Cardozo, de 17 anos, que foi torturado, assassinado e teve o corpo jogado em terreno baldio em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS).

Com essa morte, o número de execuções na região chega a 99 somente neste ano, sendo 14 mortes em janeiro, 10 em fevereiro, 21 em março, 8 em abril, 18 em maio, 16 em junho e 12 em julho. Parte da pele do peito e do rosto do rapaz foi arrancada e sobre o corpo foi deixado bilhete assinado pelo grupo de extermínio autodenominado “Justiceiros da Fronteira”, responsável por dezenas de execuções na linha internacional nos últimos três anos.

Os alvos dos assassinos (que têm apoio de parte considerável de moradores da fronteira) são suspeitos de roubos e furtos nas duas cidades. “Estamos de volta. Vamos por todos. É só o começo. Morte aos ladrões”, diz o recado escrito em espanhol. Conforme o comissário Jorge Vidallet, subchefe de investigações da Polícia Nacional em Pedro Juan Caballero, o adolescente teve uma das mãos decepadas, outro recado deixado pelos “justiceiros”.

A mãe do adolescente, Gricelda Cardozo, disse que os assassinos cometeram um erro, pois seu filho era trabalhador. Foi a 2ª execução assumida pelo grupo de extermínio em menos de dois dias em Pedro Juan Caballero. Na noite de segunda-feira (26), bilhete semelhante foi encontrado na choperia onde o paraguaio Luis Mateo Martinez Armoa, 21 anos, o “Matheus Elefante”, foi executado com pelo menos 30 tiros de 9 milímetros.

Também com identidade brasileira em nome de Luiz Matheus Maldonado, ele era apontado como integrante de quadrilha de assaltantes na fronteira. A namorada dele, Anabel Centurión Mancuello, também foi morta e dois amigos do casal ficaram feridos. O grupo comemorava o aniversário de 22 anos da jovem.