Procon registra 78 denúncias sobre consignados irregulares em apenas 5 meses na Capital

O Procon registrou, apenas nos cinco primeiros meses deste ano em Campo Grande (MS), 78 denúncias sobre consignados irregulares contra 20 instituições financeiras. Em todo o ano passado, o órgão de defesa do consumidor recebeu 169 denúncias contra 22 instituições de crédito, o que demonstra que neste ano as irregularidades devem ultrapassar os registros de 2020.

Segundo o Procon, as ações abusivas de instituições financeiras em relação a empréstimos consignados têm sido elevadas durante o período de pandemia, prejudicando, principalmente, cidadãos aposentados. No ano passado, as instituições mais reclamadas foram o C6 Consignados S/A, com 31 ocorrências, seguido pelo BMG, com 21, pelo Panamericano, com 19, pelo Itaú, com 15, e pelo Bradesco e Banco do Brasil, com 24 cada uma.

Em relação a este ano, as instituições que mais cometem irregularidades se repetem, com os campeões de reclamações sendo o C6 Consignados (14), Itaú (11), BMG e Bradesco (7 cada) e Banco do Brasil e Panamericano (5 cada).

O Procon recomenda que os consumidores devem se manter alerta e continuar formalizando suas denúncias. O atendimento presencial está suspenso temporariamente, entretanto, os trabalhos estão sendo realizados de forma remota pelo site www.procon.ms.gov.br