Preso na Bolívia líder do roubo de três aviões no aeroclube de Aquidauana volta pro Brasil

A Polícia da Bolívia prendeu, ontem (20), Lázaro da Silva Ramires, apontado como o “gerente” responsável pela logística do roubo de três aviões no aeroclube de Aquidauana (MS). Ele foi capturado em uma rodovia nas proximidades da fronteira da Bolívia com a Argentina viajando em um transporte público.

Lázaro Ramires já foi expulso do país vizinho e entregue à Polícia Federal de Mato Grosso do Sul, assim como outros dois brasileiros que estavam com ele e não portavam documento de identidade, existindo suspeita de estarem usando nome falso. A Polícia Federal já entregou o criminoso à Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

O caso é investigado pelo DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) que trabalha na identificação de todos os envolvidos no crime, bem como na recuperação das aeronaves. Até aqui, quatro pessoas foram presas, sendo o crime atribuído a uma facção criminosa organizada que atua dentro e fora dos presídios. O capturado seria recambiado para o DRACCO na madrugada desta quinta-feira.

Os aviões pertencentes ao cantor Almir Sater, um pecuarista e ex-prefeito da cidade, foram roubados por volta das 3 horas do dia 6 de setembro deste ano por pelo menos 18 homens fortemente armados, trajando roupa preta, encapuzados. Foram levados um avião Bonanza Modelo V35B (matrícula PT-ING) e dois Cessna Modelo 182 (matrículas PT-KDI e PT-DST).

A primeira aeronave pertence a Zelito Alves Ribeiro, irmão do prefeito de Aquidauana, Odilon Ferraz Alves Ribeiro (PSDB). O segundo avião, com matrícula PT-KDI, está em nome da empresária Liliane Paschoaletto Trindade.

O bando rendeu o vigia e o forçou a abastecer as aeronaves. Morador no local, ele foi rendido junto com os dois filhos e amarrados no local de abastecimento. A maioria dos bandidos conversava em espanhol e usava pistolas, conforme informação da polícia.