Prefeitura vai instalar tendas em postos de saúde para combater a H3N2 que tem avançado rápido

Durante reunião com equipe técnica da Sesau (Secretaria Municipal da Saúde), o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), anunciou que tendas serão instaladas em dez unidades de pronto atendimento para enfrentar o aumento nos casos de Influenza A. Até o momento, 42 casos de H3N2 foram notificados na Capital.

Conforme explicado por Marquinhos, cada unidade de pronto atendimento irá receber duas tendas que serão utilizadas como consultórios a partir desta quinta-feira (30). O objetivo é ampliar o espaço físico, já que após o Natal houve um aumento expressivo nos casos de pessoas com sintomas respiratórios.

De acordo com o prefeito, o pico de procura por atendimento em unidades de saúde foi no dia 27, ou seja, 48 horas depois do Natal, com 647 notificações de síndrome gripal aguda. Durante os dois primeiros dias os sintomas da gripe costumam ser mais intensos.

Além das tendas, Trad explicou que o contrato de 90 médicos foi renovado e 30 novos profissionais foram contratados. Ele reforçou que não vai incorrer no erro do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), que esperaram para socorrer a população com atraso.

O prefeito alerta que essa medida é porque pela primeira vez em dezembro a cidade registrou 42 casos de Influenza em pleno período de verão. Outro ponto destacado por ele é que todas as unidades de pronto atendimento são monitoradas por circuito de câmaras. Assim, o cenário pode ser acompanhado em tempo real.

Irão receber as tendas as unidades do Leblon, Moreninhas, Vila Almeida, Santa Mônica, Tiradentes, Coophavila II, Aero Rancho, Universitário e Nova Bahia. O secretário municipal de Saúde, José Mauro de Castro Filho, explicou que, além da vacinação, é fundamental que a população siga com medidas de proteção como uso de máscaras, distanciamento social e limpeza das mãos.