Prefeitura da Capital pode vir a fiscalizar shoppings centers em prevenção ao Ômicron

O MPE (Ministério Público Estadual) encaminhou à Prefeitura de Campo Grande uma recomendação para que as secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente fiscalizem os shoppings centers da cidade em prevenção à variante Ômicron do novo coronavírus (Covid-19).

Por meio da 32ª Promotoria de Justiça, o órgão pede providências em relação o risco sanitário com a variante e, por isso, a requisição de uma fiscalização conjunta entre Sesau, Vigilância Sanitária e Semadur nos shoppings Campo Grande, Norte Sul, Bosque dos Ipês e Pátio Central.

A medida visa constatar nesses locais o cumprimento das regras de biossegurança, especialmente quanto ao uso obrigatório de máscaras e disponibilização de álcool 70% em locais estratégicos dos centros de compra.

Também deve ser verificada a higienização e limpeza dos espaços, bem como o controle de fluxo de pessoas, com distanciamento e evitando aglomerações. Caso haja descumprimento das medidas, ações administrativas cabíveis devem ser adotadas.

O risco de nova onda da Covid-19, embora possa não resultar elevados números de mortes, pode gerar sobrecarga dos sistemas de saúde, com risco à continuidade do tratamento de outras tantas enfermidades, e consequentes suspensões de serviços eletivos de saúde, já bastante afetados nesta Capital nesses quase dois anos de pandemia.