Ponta Porã, Dourados e Nova Andradina querem vetar ônibus no feriado de Corpus Christi

Com a chegada da 3ª onda da Covid-19 a Mato Grosso do Sul, os prefeitos de Ponta Porã, Dourados e Nova Andradina querem decretar um lockdown de ônibus intermunicipais no feriado de Corpus Christi, dia 3 de junho, para frear o aumento do número de casos da doença nos seus municípios. No caso de Dourados, o prefeito Alan Guedes (PP) defende que a medida inclua os 33 municípios que fazem parte da região, sendo que o prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo (PSDB), e o secretário de Saúde de Nova Andradina, Sérgio Maximiano, concordam com a medida.

Com quase 900 mil habitantes, a microrregião está com o sistema de saúde em colapso por causa da pandemia. Só em Dourados são 161 pacientes internados, sendo 77 deles em leitos de UTI e fila de espera de 41 pacientes com quadro grave. Além de pedir a suspensão do transporte intermunicipal para dificultar o deslocamento de moradores entre as cidades no feriadão, os quatro municípios vão pedir em conjunto o aumento dos leitos de UTI em Ponta Porã.

O prefeito de Dourados disse que, se não bastassem os problemas enfrentados pelas quatro cidades, ainda tem a fronteira seca com o Paraguai como agravante, pois, no fim de semana, teve festa com 600 pessoas em Pedro Juan Caballero (PY), sendo que muitos brasileiros de Ponta Porã e de Dourados participaram. Segundo ele, na macrorregião não adianta apenas uma cidade tomar medida drástica como o lockdown e a decisão não ser seguida pelas outras.