Polícia prende dois do bando que roubou aviões de Almir Sater e políticos em Aquidauana

Durante operação conjunta da Força Tática do 7º BPM (Batalhão de Polícia Militar) com o Batalhão de Choque da Polícia Militar da Capital, foram presos, na noite de ontem (6), em Anastácio (MS), dois homens envolvidos no roubo de três aeronaves do Aeroclube de Aquidauana (MS). Trata-se de Roger Breno Wirmond dos Santos, de 22 anos, conhecido como “Zóio”, e Cristhofer Cristaldo Rocha, de 20 anos, que ficaram responsáveis pelo monitoramento do aeroporto e teriam até fornecido as armas usadas no crime.

Encontrado em uma residência na Rua Alcântara, “Zóio” ainda tentou fugir, mas acabou sendo imobilizado pelos policiais militares. Ele admitiu que levantou a rotina do aeroclube, inclusive por meio de fotos, junto de outro envolvido, identificado apenas como Lázaro, que está foragido. Também cabia a “Zóio” acompanhar toda a movimentação da Polícia na cidade após o crime e manter Lázaro informado. Ele seria um dos “cabeças” por trás do crime, conforme apurado pelo site local.

“Zóio” ainda teria apontado a identidade de outros dois envolvidos no crime, um deles seria Ivanildo da Silva Dias, conhecido como “Nego”, e outro suspeito conhecido como “Cupicho”. Equipes da PM chegaram a ir na casa de “nego”, mas ele não foi localizado, bem como o outro homem indicado pelo preso. Já Cristhofer admitiu que providenciou as armas usadas no roubo a mando de Lázaro, com quem também teria “recrutado” seis bolivianos, incluído os três pilotos que levariam as aeronaves até o destino final após o roubo.

Outro envolvido no roubo teria sido identificado como Renato Corrêa, conhecido como “Dego”, morador de Aquidauana, e que é foragido da Justiça. Ele é quem teria recebido as aeronaves na Bolívia. A dupla foi levada para a 1ª Delegacia de Aquidauana, onde estão sendo concentradas as diligências conjuntas com o DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado).

O líder do grupo, apontado como “perigoso foragido do sistema penitenciário estadual” e outros quatro integrantes do bando já foram identificados, mas ainda não foram localizados pela polícia. A principal suspeita da polícia é de que as aeronaves tenham sido levadas para fora do país, contudo, o destino não foi revelado, bem como as identidades dos criminosos.

Dezoito homens invadiram o aeroclube, na madrugada de ontem (6), e embarcaram nas aeronaves, depois de amarrarem o caseiro do aeroclube e dois filhos. A tentativa foi de levar cinco aeronaves, mas só foi possível decolar com três delas. Um dos aviões pertence ao cantor, ator e pecuarista Almir Sater, enquanto as outras duas eram de propriedade de políticos da cidade.