Paraguai cria WhatsApp para denunciar traficantes de drogas e recebe 800 mensagens em um dia. É pouco!

A Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) criou uma linha exclusiva de WhatsApp – 0971979379 – para que a população denuncie traficantes de drogas e, em apenas um dia, recebeu mais de 800 mensagens. O ministro Zully Rolón informou que as mensagens não param de chegar e trazem as colaborações dos cidadãos para identificar possíveis fontes de distribuição de drogas no país vizinho.

“Tivemos boa receptividade, recebemos muitos telefonemas e reclamações, queremos retomar as atividades, depois da pandemia e decidimos habilitar essa linha, com vistas a aumentar o consumo de entorpecentes no verão”, disse o ministro da Senad. No total, em um único dia, foram recebidas 800 mensagens e a maioria dos denunciantes não se identificou, apenas relatou uma alegada fonte de distribuição e enviou o endereço do site.

Sobre o que a Senad fará com essas reclamações, Zully Rolón indicou que a ideia é localizar esses endereços em um sistema para georreferenciar e determinar quais são os locais considerados quentes (onde são feitas mais reclamações).

Em seguida, será feito o trabalho de inteligência, os alvos serão identificados e, quando forem obtidos dados precisos, eles serão estabelecidos nos locais acompanhados por um agente fiscal para a prisão do microtráfico.

“Os agentes da Senad não se constituirão apenas com a mera reclamação, pois primeiro deve-se verificar se é confiável. Por exemplo, muitas pessoas denunciam que tem gente que fuma drogas nas praças, mas nesse caso é preciso esclarecer que pode ser consumida, perseguimos apenas os vendedores. Então discriminamos”, explicou.

Ele completa que a Senad deseja ganhar a confiabilidade das pessoas que fazem as denúncias. “Ontem recebi ligações que diziam que estavam denunciando, mas a Polícia não compareceu. Se uma pessoa denunciar um local e outra pessoa próxima, significa que há uma grande venda na área, mas se forem relatos esporádicos, pode acabar sendo um relato falso. Iremos para um local onde haja mais reclamações. Vamos fazer inteligência e determinar os objetivos”, acrescentou.

O consultor de segurança informática, Marcelo Elizeche Landó, afirmou que, independentemente do que se possa pensar da campanha da Senad com sua linha WhatsApp, é importante lembrar que um dos pilares para viver uma vida longa é não denunciar o narcotráfico por meio de plataformas não projetadas para esse fim, identificando-se com seu número de telefone.

Uma proposta interessante que poderia ser replicada para uma campanha desse tipo é a “Denúncia Seguro Web”, plataforma criada pela Subsecretaria de Prevenção ao Crime do Chile que permite que informações criminais sejam fornecidas pela internet e 100% anonimamente.