Para tentar “surpreender” os jurados, defesa de matador do prefeito esconde a estratégia

A defesa do peão Luís Fernandes, 54 anos, réu por matar o ex-prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini, em fevereiro de 2020, esconde a estratégia a ser usada no julgamento do cliente, marcado para 16 de abril deste ano. O defensor, André Luiz Prieto, que é de Cuiabá (MT), disse que prefere não adiantar o que será feito pelo cliente, conhecido como “Paraguaio”.

O júri vai ocorrer na comarca de Amambai e Luís Fernandes está preso no Estabelecimento Penal Masculino do município desde quando se entregou após 17 dias do crime. O MPE (Ministério Público Estadual) denunciou o réu por homicídio qualificado por motivo fútil, que seria uma discussão sobre o plantio na fazenda e por não dar chances de defesa às vítimas, que estavam desarmadas e dentro de uma caminhonete.

Também foi denunciado por homicídio qualificado na forma tentada, contra o genro de Dirceu Lanzarini, Kesley Aparecido Vieira Matricardi, que também foi baleado. O crime aconteceu na manhã de 24 de fevereiro de 2020, quando o ex-prefeito, que era o dono da Fazenda Jaçanã, em Amambai, e o genro dele, Kesley Aparecido Vieira Matricardi, foram até a propriedade e lá encontraram o funcionário.

Ainda segundo a denúncia, após breve conversa, Luís Fernandes sacou um revólver e disparou vários tiros contra Dirceu Lanzarini e Kesley Matricardi, que dirigia a caminhonete. Mesmo ferido, o condutor acelerou o veículo e buscou ajuda médica na cidade da fronteira. O ex-prefeito foi transferido para Campo Grande, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O genro dele sofreu ferimentos menos graves.

Nas alegações finais do processo, há um trecho onde a defesa diz que teria havido agressões de Dirceu contra o peão, motivo este dos tiros. No entanto, não especificou se eram agressões verbais ou físicas. Depois do crime, Luís Fernandes escondeu-se em um matagal por dois dias, dizendo temer por vingança, já que Dirceu Lanzarini era um político influente na região. Ele só se apresentou 17 dias depois do crime. Com informações do site Topmidianews