Pantanal, que renasceu das cinzas, recebe agora reforço para evitar que tragédia volte

O Governo do Estado capacitou 151 novos bombeiros militares para reforçar o combate a incêndios florestais em Mato Grosso do Sul. Eles receberam treinamento em técnica para atuar no campo, inclusive com aulas práticas de prevenção e combate ao fogo, sendo a primeira turma de novos militares a dispor desta qualificação.

O grupo está desde o dia 26 de abril acampado na Fazenda Modelo, da Embrapa de Gado de Corte, no município de Corumbá (MS), realizando uma série de atividades para se capacitar no combate a incêndios florestais. Eles participaram da instrução de queima e dispersão do fogo, usando na prática as técnicas que aprenderam durante o curso de uma semana.

Segundo o tenente-coronel bombeiros, Waldemir Moreira Júnior, esse treinamento faz parte do curso de força-tarefa de prevenção e combate a incêndio florestal, capacitando os novos soldados que depois serão distribuídos por todo Estado. Na formação, eles passaram por todas as etapas das atividades de um bombeiro e nesta semana receberam a qualificação nesta atividade.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros, o coronel bombeiro Artemison Monteiro de Barros, que acompanhou o treinamento do campo, revelou que até o meio do ano serão formados nesta força-tarefa 405 (bombeiros) militares aptos para ajudar no combate a incêndios florestais no Estado, tendo ao total 1,5 mil bombeiros aptos e capacitados para atuarem no campo para estas ações.

O presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges Barros de Araújo, destacou que é fundamental este treinamento para que haja mais profissionais qualificados para atuação nesta função.

Outras ações do Governo

Ainda nesta semana, o Governo do Estado deposita nesta sexta-feira (30) os salários dos servidores estaduais e o dinheiro estará disponível para saque no sábado (1°). Girando em torno dos R$ 418 milhões, a folha salarial de abril promete movimentar os setores do comércio e de serviços do Estado por causa do Dia das Mães, que cai no segundo domingo de maio, dia 9.

Neste ano, a segunda data mais lucrativa para os empresários do setor deve movimentar mais de R$ 190 milhões, segundo pesquisa da Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul). De acordo com dados da SAD (Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização), a lista de remunerações de abril paga em maio tem 79,6 mil matrículas de servidores ativos e inativos, entre aposentados e pensionistas.

Além disso, o Governo do Estado também concluiu as obras de pavimentação asfáltica em estrada que dá acesso ao Hospital da Missão, na Reserva Indígena de Dourados (MS). O trecho liga a unidade de saúde à perimetral norte, que dá acesso à área urbana da cidade, facilitando o transporte de pacientes.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, a pavimentação atende a um pedido antigo da comunidade indígena. O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Sérgio Murilo Mota, explica que além das obras de pavimentação e drenagem, o local recebeu uma ciclovia para garantir segurança aos moradores da reserva indígena.

De acordo com o diretor do Hospital da Missão, reverendo Benjamin Benedito Bernardes, a via asfaltada possibilitou um socorro mais ágil dentro da Reserva. Conforme ele, além de facilitar o acesso, a pavimentação garante rapidez no atendimento.