O senador do PT! Delcídio não paga dívida a mando da Justiça e juiz penhora fazenda de 2,3 mil hectares

Eleito no bojo do PT quando comandava o Estado pelas mão do ex-governador Zeca do PT. O ex-senador Delcídio do Amaral, hoje no PTB, está agora em um novo imbróglio.

Desafiou a Justiça e não pagou uma dívida de R$ 2,5 milhões, que ultimamente tem sido uma constante na vida do político que dá calote até em seus advogados, e agora teve penhorada uma fazenda de 2.336 hectares.

A decisão foi do juiz Cássio Roberto dos Santos, da 1ª Vara de Execuções de Títulos Extrajudiciais de Campo Grande.

No início de março deste ano, o magistrado havia dado o prazo de três dias para o presidente regional do PTB e sua esposa, Maika Amaral, quitassem o débito com um casal de pecuaristas. Dois meses depois, em maio, Eliane de Barros Yazbek e Plínio Jorge Moreyra Yazbek pediram a penhora da Fazenda Santa Rosa, em nome da mãe do ex-senador, Rosely do Amaral Gomez, e dada como garantia do arrendamento.

“Em que pese a notícia de agravo de instrumento interposto pela executada, mantenho a decisão atacada pelos seus próprios fundamentos”, cravou o Juiz.  “No mais, consoante preceitua o § 1º, do art. 845, do Código de Processo Civil, é imprescindível, para efetivação da penhora mediante termo nos autos, a apresentação da certidão atualizada da respectiva matrícula imobiliária”, determinou.

Os credores apresentaram a matrícula da propriedade rural em Corumbá e o magistrado determinou a penhora. “DEFIRO o pedido de penhora do bem indicado pelo credor, consistente no imóvel descrito na Matrícula nº 2.904, do Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Corumbá/MS (fls.168/182), em nome de Rosely do Amaral Gómez, por TERMO NOS AUTOS, de acordo com que preceitua o artigo 845, §1º, do Código de Processo Civil”, determinou o juiz Cássio Roberto dos Santos.

A história começa lá atrás no ano de 1999. Quando o ex-senador arrendou 523 reses do casal em questão. No final do Governo de Dilma Rousseff (PT), quando exercia o cargo de líder do Governo, ele acabou preso e teve o mandato cassado pelo Senado.

Pelo acordo firmado com o casal de pecuaristas, ele deveria pagar 900 vacas da raça nelore de três a oito anos e 90 bezerros machos em março do ano passado. O que não aconteceu

O ex-senador alegou que não pagou a dívida por causa dos incêndios no Pantanal. Conforme o Ibama, a área queimada na planície pantaneiro no ano passado foi recorde e superou 4 milhões de hectares no ano passado.

“É fato notório, ademais, que a situação caótica no Pantanal de Mato Grosso do Sul teve força de inclusive suspender diversos atos de leilão, o que implicou na impossibilidade de levar à hasta a alienação dos semoventes. Não houve, de forma alguma, ato deliberado e intenção no não cumprimento do acordo, mas sim descumprimento de simples prazo estipulado para quitação após força maior superveniente à avença”, alegou a defesa do ex-senador. Com infos O Jacaré

 

Vai vendo!