Novos tempos? Paraguai exporta pela 1ª vez produtos derivados da maconha à Europa

Apontado em um relatório da Telefuturo como o 2º maior produtor de maconha no mundo, perdendo apenas para o México, e onde o tráfico da droga movimenta mais de US$ 900 milhões por ano, ou seja, 2% do seu PIB (Produto Interno Bruto), agora o Paraguai inaugura “novos tempos” com relação ao “produto”. Na tarde de ontem (23), o país vizinho fez a 1ª exportação da América Latina de alimentos derivados da cannabis não psicoativa (cânhamo industrial) para a Europa.

O lançamento da nova atividade paraguaia aconteceu na sede da empresa Healty Grains SA, na cidade de Luque, que faz parte da grande Assunção, capital do Paraguai. O presidente da empresa, Marcelo Demp, orientou as autoridades durante um tour pela planta industrial, concluindo assim o primeiro embarque de 20 toneladas de nozes descascadas para Holanda e Inglaterra.

A ação representa um marco para o país, pois é o primeiro da América Latina a realizar esse tipo de exportação e marca, ainda, a abertura do setor de produtos derivados do cânhamo industrial e o que isso representa para o Paraguai, já que todo o processo produtivo vai gerar renda desde o pequeno produtor até as lojas europeias.

Além disso, a exportação do produto ocorre no quadro de um esforço conjunto do Governo, e das suas diversas instituições, com o setor privado, e envolve investimentos milionários, e que irão gerar centenas de empregos. Participaram da cerimônia a ministra da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), Zully Rolón, o ministro da Agricultura e Pecuária, Santiago Bertoni, e representantes de outras instituições públicas do país vizinho.

Vai vendo!!!