Nova crise! Dia sim e outro também com superlotação, Santa Casa restringe atendimento na pediatria

A Santa Casa de Campo Grande mais uma vez limitou os atendimentos na ala de pediatria do hospital porque, para variar, está superlotada. O comunicado foi feito ontem (20) devido à superlotação na área vermelha, com crianças vítimas de doenças respiratórias.

Conforme informou a assessoria de imprensa do hospital, atualmente a unidade conta com apenas três vagas disponíveis na área vermelha, enquanto cinco pacientes seguem entubados. Além disso, não há mais bicos de oxigênio disponíveis para atender novos casos.

A área verde também está superlotada, com 12 pacientes internados e apenas sete leitos. O hospital não tem previsão de quando retorna o atendimento normal. Em relação ao pronto-socorro, a Santa Casa segue atendendo no limite da capacidade, enfrentando superlotação e falta de insumos.

Os demais serviços foram normalizados. “Os demais atendimentos já voltaram à normalidade e seguimos empenhados em garantir assistência médica à população dentro das condições disponíveis”, diz nota da assessoria.

A grave situação financeira da Santa Casa de Campo Grande vem sendo amplamente divulgada desde o primeiro anúncio do hospital, suspendendo os atendimentos no pronto-socorro.

O tema foi discutido em uma série de reuniões em uma audiência pública na Câmara Municipal, em que a presidente do hospital, Alir Terra Lima, reafirmou que o déficit mensal da instituição gira em torno de R$ 13 milhões, valor que não considera emendas parlamentares, classificadas por ela como recursos “pontuais”.