No direção errada! Após denúncias, Procon e Detran notificam todas as autoescolas do Estado

O Procon e o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) notificaram, nesta quarta-feira (20), todos os CFCs (Centros de Formação de Condutores) do Estado em razão das inúmeras denúncias sobre problemas na relação de consumo. A notificação pontua que, entre os casos, tem acontecido de unidades terem encerrado atendimento repentinamente, sem qualquer aviso aos consumidores/alunos causando prejuízos a estes.

Segundo o Procon, verificou-se ser comum a falta de informações claras sobre os preços cobrados pelos serviços contratados, sendo recomendado o detalhamento de forma separada desses custos, compostos por serviços prestados pelas escolas e taxas do Detran/MS. As “autoescolas” devem se abster de alterar o valor da hora-aula em caso de reprovação do aluno uma vez que estaria incorrendo em práticas abusivas.

Ao notificar, o Procon e o Detran/MS deixam claro que é necessário que os alunos sejam informados de forma detalhada e escrita, no agendamento das provas, os valores cobrados por aula excedente às 45 teóricas e as 20 práticas para cada categoria, se forem necessárias para a provação do interessado. Aos responsáveis pelos CFCs estão sendo encaminhadas informações de que os serviços oferecidos devem respeitar o limite da capacidade de cada empresa não devendo, sob qualquer hipótese, ultrapassar o número de matrículas para aulas teóricas ou a capacidade para aulas práticas.

O documento prevê, também, a obrigatoriedade de os CFCs entregarem ao consumidor/aluno cópia do contrato de prestação de serviços contendo todas as informações, bem como especificando os valores de cada serviço e de cada taxa a ser recolhida pelo Detran. Os órgãos responsáveis pelas notificações deixam claro que será realizada fiscalização efetiva e que o não acatamento das recomendações sujeitará os responsáveis às penas da Lei.