No caminho certo! Em 38 cidades de MS, número de óbitos por Covid-19 zeraram nos últimos 7 dias

Levantamento da Secretaria Estadual de Saúde mostra que, no período de 14 a 21 de julho, 38 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul não registraram mortes por Covid-19. São elas: Alcinópolis, Anaurilândia, Bandeirantes, Brasilândia, Caarapó, Caracol, Corguinho, Camapuã, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Fátima do Sul, Figueirão, Iguatemi e Itaporã, Japorã, Jateí e Jaraguari. Também não registraram mortes os municípios de Juti, Laguna Carapã, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rochedo, Rio Negro, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Selvíria, Sonora, São Gabriel do Oeste, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Apesar de os números apontarem certa tranquilidade, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirma que o sinal de alerta deve continuar ligado para evitar o aumento de mortes pela doença. Os dados do boletim apontam ainda uma queda de 50% das mortes e de casos de Covid-19 no Estado em comparação com o mesmo período do mês anterior. A taxa de contágio do vírus, que ultrapassou 1,0 em junho, diminuiu e agora está em 0,84. Na previsão do governador Reinaldo Azambuja, toda a população acima de 18 anos do Estado estará vacinada até o fim de agosto.

A queda no número de mortes e contágio do vírus são reflexos da imunização realizada no Estado. A imunização tem papel fundamental neste cenário, pois, além de reduzir os casos graves, internações e óbitos, reduz a circulação viral. Mato Grosso do Sul segue nas primeiras colocações do ranking nacional de imunização. Até o momento, 30% da população do Estado já foi imunizada completamente contra a doença, seja com as duas doses ou com a vacina de dose única.

No total, foram aplicadas 2.167.854 doses de imunizantes contra o novo coronavírus no Estado. Apesar da situação favorável, a pandemia ainda não está controlada, pois relatório de gestão de leitos em Mato Grosso do Sul mostra ocupação de 63,79% nas 580 UTIs para tratamento de Covid-19. Em relação aos 1.111 leitos clínicos para o tratamento da doença, 32,22% estão ocupados.