No caminho certo! Com avanço da vacinação, MS tem menor média de óbitos por Covid em 5 meses

O avanço da vacinação contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul já está dando resultados positivos. De acordo com o Boletim Epidemiológico publicado nesta quinta-feira (29) pela Secretaria Estadual de Saúde, foram 17 mortes pela doença, tendo uma média dos últimos sete dias de 19 vítimas registradas diariamente, menor índice desde 7 de março deste ano.

Considerando apenas a população adulta, cerca de 75,9% já tomou pelo menos a primeira dose, enquanto 43,3% receberam o reforço ou vacina única da Janssen. Outra boa notícia é a quantidade de pacientes na fila de espera por leito de terapia intensiva, são 22 em todo o Mato Grosso do Sul – em meados de junho, havia cerca de 150 pessoas nessas condições.

Na prática, esses enfermos têm sido regulados aos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), cuja média estadual de ocupação está ajustada em 70%. Mato Grosso do Sul acumula 8.910 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia. Além disso, com 499 infecções registradas hoje, são 354,7 mil casos, divididos entre recuperados (338,2 mil), internados (594) e casos ativos, ainda com o vírus no organismo, em quarentena (6.949).