Julgamento de Puccinelli por corrupção terá como testemunhas Tereza e Zauith. Xiii, vai vendo!

No próximo dia 10 de maio, o ex-governador André Puccinelli enfrentará o seu primeiro julgamento por corrupção apontada pelas investigações da Operação Lama Asfáltica e terá como testemunhas de defesa a ministra de Agricultura, Tereza Cristina, e o atual vice-governador Murilo Zauith. Além deles, também fazem parte das testemunhas o senador Nelsinho Trad e o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Júnior Mochi.

Segundo o site O Jacaré, essa será a segunda vez que o juiz Bruno Cezar da Cunha Teixeira, da 3ª Vara Federal, tenta colocar André Puccinelli no banco dos réus, pois, na primeira, em abril de 2019, o TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) suspendeu o julgamento e acabou enviando a denúncia de pagamento de R$ 25 milhões em propina pelo JBS ao emedebista para a Justiça do Estado.

Agora, André Puccinelli e o ex-secretário estadual de Obras e ex-deputado federal, Edson Giroto, já condenado duas vezes, vão a julgamento pelo uso do avião, conhecido como “Cheia de Charme”, dos empresários João Amorim e João Roberto Baird, o Bill Gates Pantaneiro. O suposto crime seria o artigo 317 do Código Penal, receber vantagem indevida e cuja pena pode variar entre dois e 12 anos de prisão em regime fechado.

Essa denúncia foi desmembrada da primeira ação penal protocolada contra o emedebista no final de 2017. A audiência de instrução e julgamento vai começar pelas testemunhas de acusação, arroladas pelo Ministério Público Federal, no dia 10 de junho deste ano, a partir das 14h. O MPF convocou o servidor da Agesul, Mauro de Figueiredo, e os pilotos Gerson Mauro Martins, Ronaldo Aparecido Ramos de Oliveira e Marcos Coelho Reindel.

Puccinelli decidiu apostar nos aliados em alta na política, como Tereza Cristina, a mais popular e influente ministra de Jair Bolsonaro, que deverá prestar depoimento a partir das 14h do dia 16 de junho. Também serão ouvidos o vice-governador do Estado, Junior Mochi, a secretária do emedebista, Mara Regina Bertagnolli de Gonçalves, Luiz Fernando dos Santos e Alfredo Luiz Martins. O senador Nelsinho Trad tem a prerrogativa de marcar o dia e horário para prestar depoimento.

Já as testemunhas de Giroto serão ouvidas em dois dias, 17 e 18 de junho. Entre as 10 testemunhas arroladas pelo ex-deputado, estão o ex-presidente da Agesul, Wilson Cabral Tavares, Ricardo Oliveira, José Luiz Silva, Marcos Sérgio Sobral, Maxwell Thomé Gomes, entre outros. O segundo julgamento do ex-governador pode ser na ação em que é acusado de chefiar organização criminosa ao lado de Giroto e Amorim.

Esse processo, que não está em sigilo, só falta a apresentação da defesa de Marcos Enciso Puga e a manifestação do MPF para o juiz decidir se marca a audiência de instrução ou determina o arquivamento da denúncia. Por enquanto, o único condenado na Lama Asfáltica foi Giroto. Ele foi sentenciado pela ocultação de dinheiro na compra das fazendas Maravilha e Encantado do Rio Verde. Esta segunda já teve até julgamento em segunda instância.