Jovem apontada como pivô de chacina na fronteira vive à sombra do poder e do luxo. A coisa vai piorar!

Reportagem do jornal O Globo, do Rio de Janeiro (RJ), revela que a jovem paraguaia Mirna Keldryn Romero, 22 anos, apontada como o pivô da chacina de quatro pessoas na fronteira no dia 9 de outubro, vive uma vida de luxo em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS). Conforme a matéria, nas suas redes sociais, ela define-se como ‘blindada, amada e mimada” e o mundo virtual da jovem paraguaia proporciona um passeio pela vida de famílias ricas e poderosas de Pedro Juan Caballero.

A morena, sempre de cabelos longos, foi flagrada pela Polícia Nacional do Paraguai dentro da cela de um traficante suspeito de ser o mandante das mortes de quatro pessoas na fronteira, entre elas, duas brasileiras, que faziam o curso de Medicina. Em suas redes sociais, ela posta fotos com a família — a irmã costuma participar de concursos de miss —, de cerimônias majestosas — como a do próprio casamento em 2019 — e de flashes superproduzidos ou de biquíni à beira da piscina. Ela é filha de Oscar Romero, atual secretário de Salubridade e Higiene de Pedro Juan Caballero.

A presença do pai no poder tem sido uma constante nos últimos anos, pois Oscar Romero já foi intendente de Pedro Juan Caballero, o que no Brasil seria o equivalente ao cargo de prefeito. Hoje, o posto é ocupado por José Carlos Acevedo, que foi reconduzido à cadeira de chefe do Executivo no último dia 10 de outubro, com cerca de 23 mil votos. Os dois já foram alvo de denúncias de enriquecimento às custas de superfaturamento de obras, mas, o que as duas famílias têm em comum agora, além de orbitar cargos públicos da região, é uma tragédia. Haylée Carolina Acevedo Yunis, 21 anos, filha do governador do Departamento de Amambay, Ronald Acevedo, morreu quando a SUV em que estava foi atingida por dezenas de tiros na saída de uma boate no dia 9 de outubro, apenas um dia antes da reeleição do tio.

A Polícia do Paraguai não estabeleceu relação entre a morte da jovem e o ataque. Acredita-se que o alvo dos criminosos, possivelmente traficantes, era Osmar Vicente Álvarez Grance, de 32 anos, conhecido como “Bebeto”. Ele é investigado por ligação com o narcotráfico e com a facção criminosa brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital), que disputa o domínio da região. No mesmo veículo, assim como Haylée Yunis, estavam duas estudantes do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que cursavam Medicina na cidade, a douradense Kaline Reinoso de Oliveira, de 22 anos, e a mato-grossense Jamily Borges Oliveira, de 18 anos, sendo que ambas morreram na emboscada.

Mirna Romero aparece na história por vias tortuosas. A filha do secretário foi encontrada em uma cela da penitenciária regional de Pedro Juan Caballero, durante uma inspeção de policiais. Ela fazia companhia para Faustino Román Aguayo Cabanãs, um criminoso acusado de traficar três toneladas de drogas, em um espaço dentro da prisão com televisão, cama box e até armários embutidos, que foi chamada de “cela VIP”. Para os investigadores, ele pode ter dado ordem de matar Bebeto por ciúmes, porque ele já teria sido namorado de Mirna Romero.

Entre as fotos de redes sociais, Mirna Romero exibe-se nas mais diferentes poses, mas o namorado detido por tráfico só aparece na foto do perfil do Instagram. No entanto, é possível descobrir na internet imagens mais antigas como as do casamento da moça, há apenas dois anos, com um ex-agente federal executado em dezembro do ano passado, apenas um ano após celebrar a união com a jovem. Outro que aparece muito nas redes sociais dela é o hairstylist Emilio Villalba, detido nesta quinta-feira (14) de manhã para esclarecimentos.

De acordo com o jornal “ABC Color”, as investigações descobriram que ele teria ligado para Bebeto, pouco antes de o grupo sair da boate e ser fuzilado. Nas redes de Mirna Romero, Emílio Villalba costuma adulá-la com adjetivos como “maravilhosa” e “belíssima”. Ela faz legendas curtas e nunca revela de quem ganhou as flores que aparecem com frequência nas fotos. Em um post, ela parabeniza a mãe e, entre as legendas mais longas que já usou, está uma de autoajuda, excepcionalmente em português: “Troque o vamos com calma pelo vamos com alma e deixe que do tempo o relógio cuida”.

Procurado, o prefeito de Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo, e o secretário Oscar Romero, não retornaram os contatos. A página oficial da municipalidade também não respondeu aos pedidos de informações. Brasil e Paraguai firmaram uma cooperação para combater o crime na divisa dos países que se intensificaram com as mortes no último fim de semana. Desde sexta-feira da semana passada, oito pessoas foram assassinadas. A chacina em que duas brasileiras foram vítimas pode ou não ter relação direta com disputas entre quadrilhas rivais. Uma das hipóteses também é de crime passional em que Mirna Romero seria o pivô.

Vai vendo!!!