Investimentos do Estado acabam impulsionando vagas de trabalho na construção civil

Graças aos investimentos do Governo do Estado, Mato Grosso do Sul está com 249 canteiros de obras em andamento e o reflexo disso é o aumento de vagas de trabalho nesse segmento da indústria. Uma dessas obras é a revitalização do Parque dos Poderes, em Campo Grande (MS), que está sendo executada pela construtora Engepar, que venceu a licitação por R$ 18,9 milhões.

No local, estão trabalhando, em média, 82 operários e a empresa estima terminar a obra na segunda quinzena de 2022. De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, o segmento da construção civil representa oportunidades em diversas áreas, tanto de forma direta, como de forma indireta, representando mudança de vida para quem atua nas obras e para quem a rodeia.

Eduardo Riedel ainda remete o crescimento de empregos no Estado ao perfil competitivo e de desenvolvimento, pois o Estado tem desenvolvido gradativamente, mesmo diante das dificuldades. Agora, conforme ele, com o plano de retomada para os setores mais afetados pela pandemia da Covid-19 há a esperança de recuperar os empregos perdidos e continuar crescendo.

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que Mato Grosso do Sul fechou o último mês de maio no azul em relação à geração de empregos formais. Foram 21.993 contratações contra 17.666 demissões no período, gerando um saldo positivo de 4.327 novos empregos. Só no setor da construção civil foram 590 oportunidades geradas no mês de maio.

O governador Reinaldo Azambuja destaca que o Estado vem de uma sequência positiva no Caged desde janeiro de 2021. De acordo com ele, nos cinco primeiros meses do ano, já são 24.340 novos empregos formais e esse número é 71% maior do que a quantidade de empregos aberta em todo o ano passado, que foi de 14.173.