Inquérito da Polícia Civil aponta que filha e genro mandaram executar fazendeiro de Naviraí

O inquérito da Polícia Civil apontou que o genro e a própria filha do produtor rural Paulo Sérgio de Freitas Miranda, 57 anos, foram quem contrataram dois pistoleiros para executá-lo na sua propriedade rural, no município de Naviraí (MS). Além dele, a esposa também seria alvo do ataque, ocorrido no dia 23 de setembro deste ano.

Um dos pistoleiros, que inclusive aparece nas câmeras de segurança que flagraram o ataque, morreu em troca de tiros com policiais militares nesta quinta-feira (18) em Palotina-PR, após ter roubado uma caminhonete Hilux. Batizada de Indignus Heres, a operação que revelou toda a trama do assassinato do fazendeiro envolveu policiais civis de Naviraí, Mundo Novo, Eldorado e até do Paraná e Santa Catarina.

Nos primeiros dias após o ataque, os investigadores do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Naviraí apuraram o possível envolvimento do genro, da filha mais velha da vítima e até um primo do genro da vítima no crime, sendo que ambos não tiveram as identidades divulgadas. Conforme apurado a filha da vítima e o esposo dela, não tinham mais contato com o fazendeiro, devido a um desentendimento familiar a respeito de um suposto abuso, que segue sendo investigado pela Polícia Civil da cidade de Guaíra (PR).

As terras onde o casal vivia estavam em nome de Paulo Sérgio Miranda, sendo que a filha e genro passavam por problemas financeiros, o que também pode ter contribuído na decisão de mandar matar o produtor rural. Um dia depois do crime os policiais descobriram que o veículo Monza utilizado no ataque, havia passado por reparos em uma oficina na cidade de Guaíra e que a pessoa que teria solicitado os reparos era um primo do genro da vítima.

Também no Paraná, na cidade de Palotina, os policiais civis conseguiram identificar um dos pistoleiros contratados para realizar o crime. Descobriram, inclusive, a residência onde os criminosos se esconderam após a execução, bem como identificaram o motorista que deu fuga aos assassinos, e o veículo usado. Diante das informações, no dia 8 de outubro, durante a primeira fase da operação foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão domiciliar na cidade paranaense.

Segundo a Polícia Civil, o genro da vítima, seu primo e um dos pistoleiros, mantinham contato telefônico antes, durante e dias após o crime. O primo do suspeito, chegou a ligar para o genro da vítima enquanto ele estava no hospital de Naviraí, aguardando notícias do sogro. Também foi apurado que um dos pistoleiros manteve contato com o genro da vítima, dois dias após o crime.

No dia 20 de outubro, a segunda fase da força-tarefa cumpriu mais dois mandados de busca e apreensão – desta vez na região de Maracaju dos Gaúchos em Guaíra -, e prendeu o genro da vítima e o motorista que deu fuga aos pistoleiros. Já o primo do genro de Paulo foi preso em Joinville-SC e o outro pistoleiro preso em Palotina no domingo (14).

Em depoimento à Polícia Civil, o suspeito confirmou ser um dos pistoleiros do crime, bem como confirmou todos os indícios e provas levantados pela investigação. Contudo, na terceira e última fase da operação, deflagrada ontem (18) foram cumpridos os quatro mandados de prisão preventiva dos suspeitos – que já estavam presos na Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí – e contra a filha da vítima, que estava na casa de sua sogra na região de Maracaju dos Gaúchos em Guaíra.

Já o último suspeito do crime e um dos pistoleiros, morreu na cidade de Palotina-PR após confronto armado com policiais militares, após ter roubado uma caminhonete Hilux em Moreira Sales (PR). Com informações do site Campo Grande News