Guerra na fronteira! “Guardiões” e “Justiceiros” entram em rota de colisão e espalham terror

Uma nova “guerra” está prestes a ser declarada na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul. Dois grupos intitulados “Guardiões do Crime do Brasil” e “Justiceiros da Fronteira” entram em rota de colisão, depois que o segundo está sendo apontado como responsável por seis execuções em uma semana em Pedro Juan Caballero (PY) e Ponta Porã (MS).

Segundo postagem em rede social, o “GDC” ameaça dar resposta às execuções da semana passada, principalmente, do adolescente paraguaio Derlis Alonso Cardozo, 17 anos, que teve parte da pele arrancada, e de Eduardo Gonzalez Alvarenga, 18 anos, sequestrado e esquartejado em Ponta Porã.

Inicialmente, as postagens foram encaradas com descrédito, como mais uma das dezenas de fakes news que circulam na linha internacional, porém, as ameaças são verídicas e trazem ainda mais preocupação para os órgãos de segurança pública e medo para os moradores das duas cidades.

Os “Guardiões” seriam a mais recente resistência ao domínio do PCC (Primeiro Comando da Capital). “O grupo denominado Justiceiros da Fronteira segue cometendo suas atrocidades. O recado foi dado, mas seguem fazendo patifaria com seres humanos. Como fica a situação das mães desses homens e mulheres mortos? Pode ter certeza que em breve daremos uma resposta. Não vamos cometer atos inocentes, mas vamos achar uma pista desses canalhas covardes”, diz a postagem feita domingo à noite.

A facção também faz referência ao EPP (Exército do Povo Paraguaio), grupo armado que luta contra o governo paraguaio e tem forte atuação na região norte do país vizinho. Em outra postagem, o “Guardiões” afirma que também está tomando as dores do EPP e que adotará as dores do povo paraguaio e dos brasileiros da fronteira. “Desde já deixamos claro aos justiceiros da fronteira que se não parar com as mortes iremos agir e a fronteira vai presenciar o maior derramamento de sangue já visto”, afirma a postagem, assinada pela “sintonia final da GDC”. Na linguagem das facções, “sintonia final” significa o alto comando da organização criminosa.

A referência do “Guardiões” ao EPP não é aleatória. O bilhete deixado pelos “justiceiros” no local onde dois primos foram executados, domingo à noite, em Pedro Juan Caballero, continha ameaças aos guerrilheiros. Robson Martinez de Souza, 21 anos, e Jeferson Martinez de Souza, 18 anos, foram mortos com pelo menos 30 tiros. “Comunicado para o Guardiões do Brasil 7.4.3 e para o EPP: nós os justiceiros da fronteira deixamos bem claro a todos que não vamos permitir roubo de gente trabalhadora na fronteira”, dizia o recado escrito em um pedaço de cartolina verde.

Além dos primos, as outras vítimas de execuções recentes atribuídas aos justiceiros da fronteira foram Luis Mateo Martinez Armoa, 21 anos, o “Matheus Elefante”, que também tinha documento brasileiro com o nome de Luiz Matheus Maldonado; a namorada dele Anabel Centurión Mancuello, morta no dia em que completava 22 anos; o adolescente Derlis Alonso Cardozo e Eduardo Gonzalez Alvarenga, que teve o corpo esquartejado. Com informações do site Campo Grande News