Guerra ao tráfico: PF apreende em Corumbá 21 mil litros de produto usado no refino de cocaína

Durante operação realizada na cidade de Corumbá (MS), que faz fronteira com a Bolívia, policiais federais apreenderam, ontem (15), 21 mil litros de acetato de etila, produto químico utilizado por traficantes no refino da cocaína. O produto estava em um estacionamento localizado no Bairro Aeroporto acondicionado em tambores de metal preparados para seguirem para a Bolívia.

No local estavam o responsável pelo estacionamento, bem como o irmão do proprietário da carga. Ambos foram conduzidos à delegacia de Polícia Federal, onde foram ouvidos e liberados. Toda a mercadoria foi apreendida, pois não possuía a autorização específica para sua comercialização, bem como para exportação e armazenamento.

Militares da Marinha do Brasil auxiliaram na remoção do material que foi transportado por caminhões da Força Militar até o depósito da Receita Federal de Corumbá, no Posto Esdras. De acordo com a PF, a rota de Corumbá tem sido muito utilizada pelos traficantes na tentativa de ingressar ao país vizinho com o produto químico. Esta é a terceira apreensão do material realizada na região de fronteira, somente neste ano.

No dia 23 de abril, 15 pessoas chegaram a ser detidas após agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) interceptarem um carregamento que estava prestes a ser enviado para fora do país. Na ocasião, 5 mil litros de acetato foram apreendidos, além de carros com placas da Bolívia que seriam utilizados no transporte.

No início de junho, outro carregamento com 5 mil litros do produto químico, que seguia em um caminhão pela BR-262, foi apreendido pela PRF. Segundo investigações da Polícia Federal, acetato de etila é o mais procurado por traficantes por permitir um refino mais sofisticado da cocaína, aumentando a produtividade e consequentemente o lucro das quadrilhas. Com informações do site Campo Grande News