Guerra à Covid-19: Campo Grande é a capital brasileira com mais adultos imunizados

Mulher segura frasco rotulado como de vacina para Covid-19 em foto de ilustração 10/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic

Relatório da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) aponta que Campo Grande (MS) garantiu a liderança no ranking como a capital brasileira com mais pessoas imunizadas. A capital sul-mato-grossense tem 52% da população adulta com o ciclo vacinal completo, ou seja, que receberam duas doses ou a vacina de dose única.

O município detém ainda a maior proporção de doses utilizadas, com 101%, conforme dados do relatório. Em 2º lugar está a cidade de Porto Alegre (RS), com 49% dos adultos imunizados, seguida por Vitória (ES), com 47%, Florianópolis (SC), com 41%, Belo Horizonte (MG), com 39%, Rio de Janeiro (RJ), com 38%, São Paulo (SP), com 37%, Recife (PE), com 36%, João Pessoa (PB), com 34%, e Fortaleza (CE), com 32%.

Conforme dados do “Vacinômetro”, até o dia 12 de agosto, 541.907 pessoas foram vacinadas em Campo Grande e, dessas, 353.041 receberam a dose de reforço ou dose única, o que representa 52,2% da população adulta. O município tem aproximadamente 676,7 mil pessoas com mais de 18 anos, segundo censo do IBGE. Desde o dia 19 de janeiro, início da vacinação emergencial contra a Covid-19, 894.948 doses foram aplicadas na Capital.

Se considerarmos toda a população campo-grandense, aproximadamente 906 mil pessoas, a cobertura da primeira dose é de 59.81% e da segunda dose ou dose única chega a 38.96%. O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, atribui o resultado à união de esforços e ao empenho de todos os envolvidos no processo de vacinação.

O planejamento, organização e estratégias adotadas pela Capital desde o início da vacinação fizeram toda a diferença para o êxito do processo. Campo Grande conta com mais de 60 pontos de imunização espalhados pelas sete regiões urbanas e distritos, incluindo quatro drives (Ayrton Senna, Albano Franco, Cassems e UCDB) três polos (Guanandizão, Seleta e IMPCG), com capacidade de vacinar até 20 mil pessoas por dia.

Além disso, o Município implementou um sistema de identificação prévia para dar mais agilidade no processo. O sistema, inclusive, tem ajudado municípios do interior do Estado a organizar a campanha de vacinação e foi reconhecido nacionalmente como exemplo de boas práticas.