Estado quer iniciar aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas acima de 18 anos

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) quer iniciar, ainda nesta semana, a aplicação da vacina contra a Covid-19 em pessoas entre 18 e 59 anos de idade moradoras dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, o Ministério da Saúde deve autorizar o pedido feito pelo Estado para que a nova fase da imunização contra a doença possa começar.

Ele revela que até quarta-feira (17) a aplicação da 3ª dose da vacinação deve começar no Estado, que hoje ainda está na faixa dos 60 anos de idade em diante. A ideia é ir descendo para 50, 40 até chegar aos 18 anos de idade, abrangendo a população indígena, que vive surto em diversas comunidades na região sul.

O secretário também espera pela liberação da vacinação em crianças, pois, na semana passada, a Pfizer pediu à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorização para aplicar a Comirnaty em crianças de 5 a 11 anos de idade.

Atualmente, a SES tem 349,7 mil doses armazenadas, sendo 307 mil do imunizante da Pfizer, 24 mil da CoronaVac e 18,7 mil da AstraZeneca. Além disso, os municípios contam com 157,9 mil doses guardadas, chegando a 507,6 mil vacinas armazenadas.