Esperança! Com vacinação em massa, municípios da fronteira reduzem casos de Covid-19

A imunização em massa da população de 13 municípios da fronteira de Mato Grosso do Sul com Paraguai e Bolívia contra a Covid-19 já está dando resultado. Levantamento do Governo do Estado revela que Caracol já conseguiu zerar o número de casos confirmados graças à vacinação com dose única da Janssen.

Caracol também não registrou nenhuma morte durante o período e está com a taxa de ocupação dos seis leitos clínicos existentes zerada. O estudo vai avaliar os impactos da vacinação no número de novos casos da doença, mortes e hospitalizações.

No entanto, são necessários 30 dias para começar a ter os primeiros resultados, pois 14 dias são para que a vacina faça efeito individualmente e, pelo menos, mais uns 15 dias para começar a ter os impactos. Em Mundo Novo, na primeira semana foram registrados 40 novos casos de Covid-19, enquanto na última semana, o número caiu a 18, uma redução de 55%.

No município de Aral Moreira, o número passou de 18 para 6 novos casos, 66% a menos. Em Sete Quedas, o quantitativo caiu pela metade entre uma semana e outra. Na primeira semana foram 15 casos e, na última, 7 casos e uma morte registrados.

Já em Japorã, a redução foi de 80%. Foram cinco novos casos na primeira semana, ao passo que apenas um novo caso foi confirmado no município. No município de Paranhos, foi registrado, na semana passada, o dobro de casos da que foi iniciada a vacinação maciça.

A última semana terminou com a confirmação de 14 casos, ao passo que, entre 27 de junho e 3 de julho, foram 7 novos casos. Entretanto, durante esses 21 dias, Paranhos também não registrou nenhuma morte.

Em Ponta Porã, houve a redução de 106 casos confirmados da primeira semana para a última semana. O número de mortes também caiu. A cidade de Coronel Sapucaia confirmou 32 casos e uma morte. Na semana retrasada, o número tinha baixado para 15 e também sem nenhuma vida perdida em decorrência da Covid-19.

Já na última semana, houve o registro de 26 casos confirmados. O município também está com 200% de taxa de ocupação e, como só existe um leito clínico Covid, isso significa que estão sendo utilizadas vagas improvisadas de nove para duas mortes.

Corumbá, por enquanto, não teve uma redução significativa no número de casos confirmados. A redução foi de 163 para 143, no período analisado. Em compensação as mortes reduziram-se de sete para uma. No município, dos 20 leitos de UTI, 40% estão ocupados, e dos 44 leitos clínicos, 20,45% estão com pacientes.

Houve municípios como Porto Murtinho, Coronel Sapucaia e Ladário que apresentaram redução entre as semanas 26 e 27, mas cujo número de casos confirmados voltou a subir. Em Porto Murtinho, na semana em que se iniciou a vacinação em massa, o município tinha registrado 41 novos casos, passando para 8.

Em Ladário, foram 33 casos confirmados do dia 27 de junho a 3 de julho e nenhuma morte. O número caiu para 10 casos na semana 27, mas foram registradas duas mortes no mesmo período. Entre 11 e 17 de julho, foram contabilizados 17 novos casos e nenhuma morte. Teve, ainda, municípios em que o número de casos confirmados foi o mesmo nas semanas 26 e 28.

É o caso de Antônio João e Bela Vista, com 13 e 22 novos casos confirmados, respectivamente. Em Bela Vista, a taxa de ocupação dos seis leitos clínicos está em 66,67%, ou seja, mais da metade está ocupada. Já em Antônio João, nenhum leito clínico está ocupado por pacientes com Covid.