Equívoco? Ex-guarda municipal que está preso e já foi exonerado recebe avaliação excepcional

O ex-guarda municipal Atoapes Dias Martins, de Dourados (MS), recebeu avaliação excepcional para o ano de 2020 mesmo estando preso em São Paulo (SP) desde agosto de 2018 por tráfico de drogas. Além disso, ele já foi condenado pela Justiça em 2019 e exonerado pela Prefeitura de Dourados em março deste ano.

A demissão foi publicada pelo prefeito Alan Guedes (PP) através do Decreto “P” nº 162, de 25 de março de 2021. O ex-guarda é um dos 188 agentes mencionados na Portaria nº 07 /GMD/2021, publicada no Diário Oficial do Município de quinta-feira (15).

Na publicação, a comandante Liliane Graziele Cespedes de Souza Nascimento divulgou o resultado da reclassificação anual dos guardas municipais, referente ao exercício 2020. Mesmo preso no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros III, em São Paulo (SP), Atoapes Martins teve o nome listado entre os 94 guardas municipais com comportamento classificado como excepcional.

Ele obteve 161 pontos no ranking, enquanto o melhor classificado conquistou 194, também excepcional. O ex-guarda chegou a ser suspenso em maio de 2020, por 30 dias, após passar por processo administrativo disciplinar. Depois, foi condenado à demissão.

Esse mesmo procedimento também estabeleceu mudança na classificação de comportamento do servidor, que deveria sair de “excepcional” para “bom”. Atoapes Martins era suspeito de auxiliar uma quadrilha que traficava drogas de Dourados a São Paulo e foi preso em 3 de agosto de 2018. Em 3 de abril de 2019, foi condenado pelo juiz Hélio Villaça Furukawa, da 2ª Vara Criminal de Itu.