Enxugando gelo! Procon fecha o cerco aos abusos de postos de combustíveis de MS.

A equipe de fiscalização do Procon percorreu os postos de combustíveis localizados nos municípios de Bela Vista, Guia Lopes da Laguna e Jardim e flagrou inúmeras irregularidades, que renderam autos de infração para os responsáveis. Durante a operação foram detectadas irregularidades em dois estabelecimentos, sendo um em Bela Vista e outro em Guia Lopes da Laguna, o que ocasionou a expedição de autos de infração, enquanto em Jardim não foram encontrados problemas.

Em Bela Vista, foi autuado o Posto Aroeira, onde foram encontrados preços de comercialização diferenciando nas modalidades a vista e a crédito e as placas estavam pouco visíveis. Além disso, vários produtos estavam expostos à venda com prazo de validade expirado, como 107 latas de cerveja, 19 pacotes de salgadinhos diversos, 18 embalagens de bolacha e um produto em spray não identificado sem procedência e validade.

Já em Guia Lopes da Laguna foi autuado o Posto Tio João, onde foram encontrados preços equivocados em relação à gasolina comum, percentual de diferença entre os valores de venda da gasolina e do etanol incorreto, inexistência de exemplar de Código de Defesa do Consumidor para consulta e, ainda, o teste de vazão realizado para aos combustíveis não coincide com a realidade.

No caso de produtos vencidos ou impróprios para venda e consumo, todos foram inutilizados e descartados na presença da fiscalização de modo a não poderem voltar às prateleiras. As incursões por municípios do interior do Estado deverão ter prosseguimento, também com ações de fiscalização.