Empresa “O Facilitador” não facilita nada e é multada por abusos contra consumidores

A empresa OFX Assessoria Contratual Eireli, mais conhecida em Campo Grande (MS) como “O Facilitador”, foi multada pelo Procon em mais de R$ 202,1 mil por constantes abusos contra os consumidores do Estado. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, ao invés de descomplicar a vida dos clientes, na realidade, vem complicando a situação de inúmeros cidadãos que confiaram em suas promessas.

Até o momento, somente neste ano, foram expedidas 22 notificações, gerando multa no total de 4.750 Unidades Fiscais Estaduais de Referência de Mato Grosso do Sul (UFERMS), que em valores de hoje equivalem a R$ 202.160,00 a serem recolhidos ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor. As infrações cometidas pelo “Facilitador” são, basicamente, negativa de rescisão contratual sem ônus ao consumidor e não restituir valores pagos em função da falha de serviço, ficando clara a abusividade dos contratos.

Além disso, conforme o Procon, a equipe de fiscalização constatou a ausência de informações claras e adequadas sobre a natureza e características da empresa diante da hipossuficiência técnica do consumidor, tendo em vista que se trata de contrato de adesão, o que se revela excessivamente oneroso aos consumidores. O prazo para o recolhimento dos valores arbitrados, o que deve ser comprovado, é de 10 dias corridos a partir do recebimento da notificação.

Esse mesmo prazo é concedido para apresentação de recurso, desde que acompanhado de elementos que possam justificar. O não pagamento no prazo estipulado determinará o encaminhamento à Procuradoria Geral do Estado para inscrição em dívida ativa.

Vai vendo!!!