É muita droga! Forças de segurança de Mato Grosso do Sul dobram apreensões de cocaína em 2021

As forças de segurança pública de Mato Grosso do Sul dobraram as apreensões de cocaína em 2021 com aumento de 147%, saltando de 2,3 toneladas no ano passado para 5,8 toneladas neste ano. Apenas em Campo Grande, o crescimento foi de 134%, saindo de 1 tonelada para 2,5 toneladas no mesmo período.

Em valores, no Estado, o prejuízo para os traficantes de drogas foi de R$ 705 milhões, dependendo do mercado para onde a cocaína seria destinada, enquanto na Capital esse montante seria de R$ 308,2 milhões. De acordo com o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), do total traficado, 80% é destinado à Europa, enquanto 20% fica no Brasil.

Ainda conforme o DOF, o expressivo aumento na quantidade de cocaína apreendida em Mato Grosso do Sul pode ser creditado à mudança na modalidade como a droga entra no Estado. Antes, a cocaína vinha da Bolívia por meio de aviões clandestinos e, agora, com a ativação de radares pela FAB (Força Aérea Brasileira), a detecção dessas aeronaves, que voam em baixa altura, cresceu.

Além disso, os traficantes também passaram a adotar as vias terrestres para entrar com a droga no Estado, principalmente, por Ponta Porã, sendo que a droga vai de avião da Bolívia para o Paraguai e, de lá, entra no território brasileiro. Com informações do jornal Correio do Estado